ANÁLISE DE IMAGENS RELACIONADAS AO AMBIENTE EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Autores

  • Carlos Amilton Ramos UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Fotografia; Meio Ambiente; Ensino Médio; Recursos Visuais.

Resumo

O uso de recursos visuais faz parte do processo de ensino aprendizagem. O presente texto apresenta um levantamento das imagens presentes em livros didáticos de Biologia utilizados no “Novo Ensino Médio” relacionadas à temática ambiental. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa e caráter exploratório e teve como fonte de coleta de dados, seis livros usados na 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio. Para a análise de dados elencou-se  as categorias: grau de iconicidade/tipo, funcionalidade, função da relação com o texto e morfologia O livro didático para o ensino de ciências estabelece uma relação direta com o uso de imagens/fotos/esquemas e  as imagens desempenham um importante papel na visualização do que será explicado, permitindo a compreensão de conceitos e fenômenos pelos aspectos atribuídos às mesmas e no que estas podem comunicar. Com essa análise foi observado ao longo do trabalho que as imagens estão seguindo os critérios de qualificação: como aspectos gráficos editoriais e diferentes linguagens visuais, indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, mostrando a importância desse artefato cultural usado na mediação e como apoio ao fazer pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALONSO, Ángel Vazquez; MANASSERO-MAS, María Antonia. La relevancia le da educación científica. 1.ed. Universitat de les Illes Balears. 2007.

BORGES, Marilia Dammski; ARANHA, José Marcelo; SABINO, José. A fotografia de natureza como instrumento para educação ambiental. Ciência & Educação. Bauru, v. 16, n.1, 2010. p.149–16.

BRASIL, Biologia: Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: PNLEM/2009. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 108 p.: il., 2008.

BRASIL. Decreto no 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, 18 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/SEB, 2018. 600p.

BRASIL. Guia digital PNLD 2021. Disponívem em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld2021projintvida/pnld2021projintvidaequipe. Acesso em: 03 nov. 2022.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 4.976, de 30 de março de 2005. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasil: Câmara dos Deputados, 2005. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=349825. Acesso em: 18 nov. 2023.

BARROS, Mara Matilde Vieira de; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. Os conhecimentos que os alunos utilizam para ler as imagens de mitose e de meiose e as dificuldades apresentadas. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Atas do V ENPEC, v. 5, 2005. p. 1-12.

CARLOS, Erenildo João. Sob o signo da imagem: outras aprendizagens, outras competências. In: CARLOS, Erenildo João. (Org.). Educação e Visualidade:reflexões, estudos e experiências pedagógicas com a imagem. João Pessoa:UFPB, 2008. p. 13-35.

CAMPANHOLI, Julie Anne Macedo;. O uso da fotografia na prática docente. Revista Pandora Brasil, [s.l.], 2012.

COUTINHO, Francisco Ângelo; SOARES, Adriana Gonçalves; BRAGA, Selma Ambrosina de Moura; CHAVES, Andréa Carla Leite; COSTA, Fernanda de Jesus. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 3, 2010.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo;. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HARTMANN, Andressa Corcete; HERMEL, Erica do Espírito; As Práticas Pedagógicas nos Livros Didáticos de Ciências e de Biologia Recomendados pelo PNLD 2017 e pelo PNLEM 2018. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina:PR, v. 22, n. 3, 2021. p. 412– 421.

JOTTA, Leila de Aragão Costa Vicentini. As imagens da embriologia animal: uma análise em livros didáticos de biologia. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasilia. 2005.

KLEIN, Tânia Aparecida da Silva; LABURÚ, Carlos Eduardo. Imagem e ensino de ciências: análise de representações visuais sobre dna e biotecnologia segundo a retórica da conotação. VII ENPEC, Florianópolis, 2000.

LIMA, Steve Allem Davi de; OLIVEIRA, Mário Cézar Amorim de; ROSA, Marcelo D’Aquino. Análise das imagens de história da vida em livros didáticos de biologia do ensino médio. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 5, n. 2, 2020. p. 1-24.

LIMA, Mikeas S. de; LARINE, Luis Henrique M.; SANTOS, Douglas G.L.dos; QUEIROZ, Salete L. Análise de inscrições em livros didáticos de Química. Quím. nova esc. São Paulo, v. 44, n° 1, 2022. p. 81-97.

LIOTTI, Luciane Cortiano; CAMPOS, Marília Andrade Torales;. Livros didáticos do ensino médio e o conhecimento escolar sobre mudanças climáticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 16, n. 2, p. 19-36, 2021.

MARTINS, Isabel; GOUVÊA, Guaracira; PICCININI, Cláudia. Aprendendo com imagens.

Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n. 4, 2005. p. 38–40.

NUÑES, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite; SILVA, Iika Karine Pinheiro da; CAMPOS, Ana Paula Nogueira. O livro didático para o ensino de ciências. Selecioná-los: uma desafio para os professores do ensino fundamental. III ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2001.

PINHO, Maria José Souza. Gênero em biologia no ensino médio: uma analise de livros didáticos e discurso docente. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

QUINATO, Gabriel Augusto Cação. Educação Científica, CTSA e Ensino de Física: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre Entropia e Degradação de Energia. 2013. (Dissertação Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista: Bauru, 2013.

REGO, Sheila Cristina R; GOUVÊA, Guaracira. Imagens na disicplina escolar física: Possibilidades de leitura (Images in teaching physics: possibilities of reading). Investigações em ensino de Ciências, v. 18, n. 1, 2013.

RODRIGUES, Fernanda Fernandes dos Santos; COELHO, Andréia Peres; SOUZA, Cristina Soares; PEREIRA, Boscolli Barbosa. Educação ambiental nos livros didáticos de biologia do ensino médio. Cadernos da FUCAMP, v. 11, n. 15, 2012.

ROITMAN, Isaac. Educação científica: quando mais cedo melhor. Brasília: RITLA, 2007.

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/rl000001.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.

SANTAELLA, Lúcia. A leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SANTANA, Debora Bezerra de; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. Educação científica e educação ambiental: aproximações na prática docente. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 1, 2021. p. 26–48.

SANTOS, Karen Mata; MIRANDA, Jean Carlos; GONZAGA, Glaucia Ribeiro. A fotografia como recurso didático. Revista Educação Pública. Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, 2018. p. 1-6.

SENA, Jaqueline Valois R; AMORIM, Ricardo José Rocha. Letramento Científico: pesquisas, debates e desafios no contexto escolar. In: SANTANA, Cristiana de Cerqueira Silva; PINHO, Maria José Souza (Orgs). Educação Cientifica: abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa, ensino e extensão. Curitiba: CRV, 2019. p. 41-50.

SIMAS, Lorena Santiago. Fotografia e educação: o papel das imagens na (re)produção de representações sociais do semiárido. Salvador; EDUNEB, 2020.

SUISSO, Carolina; GALIETA, Tatiana. Relações entre leitura, escrita e alfabetização/letramento cientifico: um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais da área de ensino de ciências. Ciências & Educação., Bauru, v. 21, n. 4, 2015. p. 991-1009.

THADEU, Victor. Livro didático: tudo sobre este recurso didático. 2019. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/2019/07/24/livro-didatico-tudo-sobre-este-recurso- didatico/ Acesso em: 19 mai. 2020.

TORRES, Carlos Magno Azinaro; CANTO, Eduardo Leite do; MARTHO, Gilberto Rodrigues; AMABIS, José Mariano; SOARES, Júlio; LEITE, Laura Celloto Canto; FERRARO, Nicolau Gilberto; PENTEADO, Paulo Cesar Martins. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 1 ed. Obra em 6 vol. São Paulo: Moderna, 2020. Disponível em: https://pnld.moderna.com.br/ensino medio/obras-didaticas/area-de-conhecimento/ciencias-da-natureza/moderna-plus. Acesso em: 22 out. 2022.

VASCONCELLOS, Maria des Mercês Navarro; GUIMARÃES, Mauro. Um esforço de aproximação em um museu de ciências – MAST. Ambiente & Educação, v. 11, 2006. p. 165–175.

VIEIRA, Maria Mayara; BENDINI, Juliana do Nascimento, BORGES, Kairo Michel Lima. Educação Ambiental e abelhas: o que dizem os livros didáticos de biologia? Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 16, n. 3, 2021. p. 404–414.

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Ramos, C. A. (2024). ANÁLISE DE IMAGENS RELACIONADAS AO AMBIENTE EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA . Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 4(01). Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/19166