Ensaios de uma nova forma escolar na educação do campo: experiência da Escola Itinerante Caminhos do Saber no Paraná
Palavras-chave:
Forma Escolar; Práticas Pedagógicas; Escola Itinerante; Educação do Campo.Resumo
O texto traz ensaios de uma nova forma escolar, a partir da experiência da Escola Itinerante Caminhos do Saber, situada no acampamento Maila Sabrina, no estado do Paraná, Brasil, e busca entender avanços e desafios para a consolidação de uma escola que responda aos interesses dos camponeses do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Também, dialoga com a prática pedagógica construída e consolidada nas escolas do campo paranaenses, identificadas na formação continuada de educadores do Programa Escola da Terra, correspondendo a experiências que buscam romper com a forma escolar consolidada no capitalismo e que atendam aos interesses dos trabalhadores, camponeses, dentre outras populações marginalizadas e excluídas por esse modo de produção. Ainda, articula os princípios da Educação do Campo, as práticas pedagógicas das escolas camponesas e a experiência consolidada na escola itinerante. Este artigo resulta de uma pesquisa participante e seus autores atuam na escola como educadores, dedicando-se às temáticas das escolas do campo e, em especial, das escolas itinerantes. Por fim, apresenta possíveis estratégias para a consolidação de uma organização escolar que aponte para a superação da forma escolar capitalista dentro das escolas ou que, pelo menos, aponte para alguns elementos enquanto ainda se vive sob a égide desse sistema.
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