Gênero, Sexualidade e Escola: O que e quem tem pesquisado na Educação Básica?
Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, Escola, Revisão SistemáticaResumo
A discussão acerca das questões de gênero e sexualidade no contexto da educação envolve a prática pedagógica ativa que vise oferecer espaços para reflexões emancipatórias relacionadas aos fenômenos da escola, desde o caráter informativo até a problematização da sexualidade e de gênero. No presente estudo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura a fim de mapear as produções científicas acadêmicas sobre gênero e sexualidade na escola no período de 2015 a 2021, em artigos, teses e dissertações da área da Educação. A pesquisa resultou em 12 produções (2 artigos, 9 dissertações e 1 tese) publicadas e obtidas nas bases de repositório da CAPES e SCIELO. As ações revisadas constataram que a maioria dos trabalhos encontrados buscou relatar ou descrever que no cotidiano das escolas, há uma importância fundamental na ação pedagógica escolar para a efetivação da transversalização do tema gênero e sexualidade na escola. Dessa forma, as pesquisas cartografadas são marcadas pela produção feminina, a UFPE apresenta o maior número de produções por instituição, a região Sudeste apresenta o maior somatório de trabalhos produzidos com a temática, a maioria das produções foram realizadas por professoras/es e a maioria tiveram como sujeitas/os de suas pesquisas professoras/es de Educação Básica. Destaca-se a necessidade de avançar os debates sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar e investir em capacitação docente objetivando a transformar padrões heterossexuais e binaristas presentes nas escolas, visando promover uma cultura de prevenção às violências no ambiente escolar.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Ed. 70, 2016.
BRANTES, Kelly Cristina. Gênero e sexualidade concepções e práticas pedagógicas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 27/03/2015. Dissertação (mestrado) – Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Brasília, v. 8, 1997.
BRASIL. Estatuto da Criança e Adolescente. Lei n. 8.069, de 13 de julho de F, Senado, 2011
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a Política das ruas. Notas sobre uma Teoria Performativa da Assembleia. Tradução Fernanda Siqueira Miguens. Revisão técnica Carla Rodrigues. 1ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, Judith. Gênero e pós-gênero: um debate político. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2013.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 2006.
DÍAZ, Margarita; CABRAL, Francisco; SANTOS, Leandro. Os direitos sexuais e reprodutivos. In: RIBEIRO, Cláudia.; CAMPUS, Maria Teresa A. (ed.). Afinal, que paz queremos? Lavras: Editora UFLA, 2004. p 45-70
LEONARDO, Rafaela Cotta. Gênero e sexualidade em disputa no cotidiano escolar: tecendo problematizações com docentes da educação básica e pública do município do Rio de Janeiro e do município de Nova Iguaçu. 2018. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: Rede Sirius, 2018.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1999.
REIS, Mariana Cristina Lima. A atuação dos professores de educação infantil em relação ao gênero: sexualidade infantil, discriminação social e relações de poder. 2016. Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade. Instituição de ensino: Pontifícia Universidade Católica De São Paulo, São Paulo, 2016.
ROCHA, Natália Hosana Nunes. Questões de gênero e sexualidade na escola: discutindo políticas públicas e formação pedagógica. 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituição de ensino:UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, Minas Gerais, 2015.
SALGADO, Roberta de Souza. Relações de gênero e sexualidade: vozes de professores/as do 9º ano do ensino fundamental em Campo Grande/Ms. 2018 105 f. Mestrado Profissional em Educação Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, Campo Grande Biblioteca Depositária: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Campo Grande. 2018.
SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos. A educação sexual na escola: algumas possibilidades didático-metodológicas. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Diversidade. Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual. Sexualidade. Curitiba: SEED. 2009. p. 59-72.
SANTOS, Emerson Silva . (Des)respeito à diversidade sexual e à identidade de gênero em escolas de Caruaru-Pe: a questão da lgbtfobia e os enfrentamentos e/ou silenciamentos da gestão escolar. 2018. Mestrado em Educação Contemporânea Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Caruaru Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFPE. 2018.
SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, vol. 16, no 2, Porto Alegre. 1990.
SILVA, Filipe Antonio Ferreira da. Consensos e dissensos sobre diversidade sexual e lgbtfobia na escola: quem fala, quem sofre, quem nega. 2019. Mestrado em Educação Contemporânea Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Caruaru Biblioteca Depositária: undefined. 2019.
SILVA, Jesualdo da. Gênero e sexualidade no ambiente escolar: concepções das diretoras frente a preconceitos e discriminações com estudantes LGBTT. 2015. Mestrado em Educação, da Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2015.
SILVA, Luciano Marques Da. Quem vê cara não vê orientação, nem a identidade de gênero: compreensões e práticas docentes frente às Lgbtifobias na escola. 2020. Tese de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.
SPARES, Zilene Pereira; MONTEIRO, Simone Souza. Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafios. Educar em Revista, v. 35 n. 73, 2019. p. 287 - 305.
TORRES, Juliana Rezende; CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra. Formação docente crítica em torno das questões de raça, etnia, gênero e sexualidade à luz da concepção de educação libertadora de Paulo Freire. Educar em Revista, v.37, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RevNUPE concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevNUPE.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.