A mediação (auto)biográfica da narração de histórias (audio)visuais na mídia e na educação digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1157

Palavras-chave:

Mediação (auto)biográfica, Narrativa (audio)visual, Mídia e educação digital

Resumo

Este texto é uma prequela e uma sequência da minha tese de doutorado: “A mediação (auto)biográfica da competência midiática. A história audiovisual (auto)biográfica como método e metodologia para apresentar aos alunos o desenvolvimento de habilidades (auto)reflexivas e (auto)expressivas de competência midiática. Estudos de caso na Espanha, Brasil e Colômbia”. É uma prequela na medida em que me permite esclarecer alguns dos princípios teóricos e conceituais abordados anteriormente em várias de minhas pesquisas e experimentos, a fim de dar maior consistência ao universo epistemológico e metodológico de minha tese. Nesse sentido, trata-se de uma nova reflexão, um produto da imaginação retrospectiva, um flashback, um olhar para trás. E é uma continuação, na medida em que essa reflexão surge dois anos após a publicação de minha tese, quando tive a oportunidade de discernir com mais cuidado os resultados de observações recentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Leandro Marín Ossa, Universidad Tecnológica de Pereira

Doutor em Comunicação pela Universidade Autonoma de Barceloan, Professor da Universidade Tecnológica de Pererira-Colômbia.

Referências

ABRAHÃO, M. H.; BOLÍVAR, A. (Coord.). La investigación (auto) biográfica en educación: miradas cruzadas entre Brasil y España. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.

BOLÍVAR, A.; SEGOVIA, J. D. La investigación (auto)biográfica en educación. Barcelona: Octaedro, 2019.

CLOUTIER, J. La communication audio-scripto-visuelle à l'heure des self-média ou l'ère d'Emerec. Montréal: Presses de l'Université de Montréal, 1973.

CLOUTIER, J. Petit traité de communication: EMEREC à l'heure des technologies numériques. Francia: Atelier Perrousseaux éd, 2001.

DELORY-MOMBERGER, C. La condición biográfica. Ensayos sobre el relato de sí en la modernidad avanzada. Medellín: Editorial Universidad de Antioquia, 2015.

DELORY-MOMBERGER, C.; ALHEIT, P.; JOHNSON-MARDONES, D. Pesquisa (Auto)biográfica em educação na Europa e América. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 3, n. 9, 2018.

DESMURGET, M. La fábrica de cretinos digitales. Barcelona: Ediciones Península, 2020.

DÍEZ-GUTIERREZ, E. J. Neoliberalismo educativo. Educando al nuevo sujeto neoliberal. Barcelona: Octaedro, 2018.

FEIXA, C. La imaginación autobiográfica: las historias de vida como herramienta de investigación. Barcelona: Editorial Gedisa. 2018.

FERRAROTTI, F. História e histórias de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Natal: EDUFRN. 2014.

MARÍN OSSA, D. L. Video autobiográfico de Diego Leandro Marín Ossa (Ánimus Ánima). YouTube, subido el 15 de noviembre de 2017, y realizado en el año 2003. Disponible en https://youtu.be/QH0YegpLaOk?feature=shared

MARÍN OSSA, D. L. Video expresión: Una invención de sí mismo. Pereira: Universidad Tecnológica de Pereira. 2010.

MARÍN OSSA, D. L. Posibilidades educativas e investigativas del vídeo autobiográfico. En: FONTOURA, H. A. et. al. (Orgs,). Espaços formativos, memórias, narrativas. Editora CRV. 2014. p. 289-304.

MARÍN OSSA, D. L. Autobiografía, imágenes y pantallas. El aprendizaje del autoconocimiento por experiencia mediatizada. En: MORAES, D. Z.; CORDEIRO, V. M. R.; OLIVEIRA, O. V. (Orgs.). Narrativas digitais, história, literatura e artes na pesquisa (auto)biográfica. Editora CRV. 2016. p. 29-48.

MARÍN OSSA, D. L. Coordenadas del video autobiográfico. El relato de la experiencia de vida mediada, mediática y mediatizada. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 3, n. 8, p. 548-563, 2018a.

MARÍN OSSA, D. L. El video autobiográfico como proyecto de aula, centrado en la investigación creación y la formación de licenciados en comunicación e informática educativa. En: MIGNOT, A. Ch.; MORAES, D. Z.; MARTINS, R. (Orgs.). Atos de biogr@far: narrativas digitais, história, literatura e artes. Editora CRV, 2018b. p. 63-72.

MARÍN OSSA, D. L. La mediación del video (auto)biográfico en la Educación Mediática. En II Congreso Internacional de Comunicación y Educación. En: de OLIVEIRA, I.; VIANA, C. E. Trajetórias da Educomunicação nas Políticas Públicas e a Formação de seus Profissionais. ABPEducom, 2021.

MARÍN OSSA, D. L. La mediación (auto) biográfica de la competencia mediática. Barcelona: Universidad Autónoma de Barcelona, 2022a.

MARÍN OSSA, D. L. El relato audiovisual (auto)biográfico: una práctica productiva como lectura (auto)crítica de sí mismo y del mundo que miramos. Crítica Educativa, v. 8, n. 2, p. 1-19, 2022b.

MARÍN OSSA, D. L. Principios de automedialidad y relato (audio)visual en la investigación (auto)biográfica en educación. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 8, n. 23, p. 1-14, 2023.

MCLUHAN, M. Comprender los medios de comunicación: las extensiones del ser humano. Barcelona: Paidós, 2009.

PINEAU, G., LE GRAND J-L. As histórias de vida. Natal: EDUFRN. 2012.

PRENSKY, M. Nativos digitales, inmigrantes digitales. On the horizon. Madrid: Distribuidora SEK S.A. v. 9, n. 5, p. 1-7, 2001.

SARAMAGO, J. Conciencia. YouTube, subido el 26 de septiembre de 2012. Disponible en https://youtu.be/pEOB3Sed8kw?feature=shared

SERRANO, J. A. et al. Investigación biográfica y autobiográfica en Educación en América Latina. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica, 2018, v.3, n.8.

TOFFLER, A. La tercera ola. Bogotá: Plaza & Janés, 1993.

Publicado

2024-06-28

Como Citar

MARÍN OSSA, D. L. A mediação (auto)biográfica da narração de histórias (audio)visuais na mídia e na educação digital. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1157, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1157. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20506. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica