Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p273-291

Palavras-chave:

Ensino jurídico. Aprendizagem da docência. Pedagogias feministas.

Resumo

Inspiradas na escrita feminista e em metodologias autobiográficas, no presente artigo buscamos apresentar nossa trajetória na formação para a docência, forjada nos estudos de gênero e na teoria feminista, a fim de demonstrar como a experiência enquanto professoras substitutas e temporárias no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, da Universidade Federal da Bahia, foi substancial para o desenvolvimento de uma atuação crítico-feminista na docência em Direito. Destacamos a importância da experiência para sala de aula feminista, bem como defendemos não a criação de componentes curriculares que tratem gênero ou raça como temas transversais, mas, como categorias sociais que organizam e estruturam as relações sociais, devem integrar todo o conteúdo formativo e orientar as atividades pedagógicas e todo o ensino, a pesquisa e a extensão.

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Biografia do Autor

Jalusa Silva de Arruda, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XV. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direito da Criança e do Adolescente (Gedica). Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) da UFBA.  Professora no Programa de Pós-Gradução em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da UFBA.

Anderson Eduardo Carvalho de Oliveira, Centro Universitário UniFTC

Doutor em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor no Centro Universitário UniFTC. Pesquisador associado do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) da UFBA.

Natalia Silveira de Carvalho , Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direito da Criança e do Adolescente (Gedica).

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

ARRUDA, J. S. de; OLIVEIRA, A. E. C. de .; CARVALHO , N. S. de . Do ensino jurídico à sala de aula feminista: a experiência no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 273–291, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p273-291. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14654. Acesso em: 28 mar. 2024.