Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores

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DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1864-1880

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Educação Ambiental, Formação de professores, Objetivos fundamentais da PNEA

Abstract

Este artigo é produto de uma dissertação de mestrado que versa sobre o atendimento as determinações da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA pelos cursos de formação de professores para a educação básica. Neste recorte objetiva-se refletir quanto ao atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA, nos cursos de formação inicial de professores, mais especificamente em relação a formação para a compreensão integrada dos problemas ambientais, a formação da consciência crítica e ao incentivo e participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, cuja produção de dados ocorreu por meio de entrevistas com oito professores que abordam a temática ambiental nas disciplinas que ministram nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella. Com base na análise realizada a partir dos dados empíricos produzidos, percebe-se que existem lacunas na formação de professores quanto ao atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA, mas podemos vislumbrar iniciativas pontuais. Cabe ainda destacar que a reflexão oportunizada aos professores formadores quanto à questão da formação ambiental dos futuros professores, constituiu um momento formativo e de avaliação crítica sobre a abordagem ambiental nas disciplinas sob a sua responsabilidade, bem como nos cursos de formação de professores aos quais estão vinculados.

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Biografie autore

Josildo Lima Portela, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Graduado em Engenharia Industrial Elétrica, pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e pós-graduação em Engenharia Ambiental. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas-NUPEFORDEPE.

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Mestre em Educa­ção pela Universidade Federal do Piauí (1998). Profes­sora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino – DMTE/CCE/UFPI. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFPI. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas – NUPEFORDEPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Estágio Supervisionado, Avaliação Educacional e da Aprendizagem, Desenvolvimento Profissional Docente, Didática.

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Pubblicato

2020-12-29

Come citare

PORTELA, J. L.; LIMA, M. D. F. Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1864–1880, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1864-1880. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8492. Acesso em: 17 lug. 2024.