Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1864-1880

Mots-clés :

Educação Ambiental, Formação de professores, Objetivos fundamentais da PNEA

Résumé

Este artigo é produto de uma dissertação de mestrado que versa sobre o atendimento as determinações da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA pelos cursos de formação de professores para a educação básica. Neste recorte objetiva-se refletir quanto ao atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA, nos cursos de formação inicial de professores, mais especificamente em relação a formação para a compreensão integrada dos problemas ambientais, a formação da consciência crítica e ao incentivo e participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, cuja produção de dados ocorreu por meio de entrevistas com oito professores que abordam a temática ambiental nas disciplinas que ministram nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella. Com base na análise realizada a partir dos dados empíricos produzidos, percebe-se que existem lacunas na formação de professores quanto ao atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA, mas podemos vislumbrar iniciativas pontuais. Cabe ainda destacar que a reflexão oportunizada aos professores formadores quanto à questão da formação ambiental dos futuros professores, constituiu um momento formativo e de avaliação crítica sobre a abordagem ambiental nas disciplinas sob a sua responsabilidade, bem como nos cursos de formação de professores aos quais estão vinculados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Josildo Lima Portela, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Graduado em Engenharia Industrial Elétrica, pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e pós-graduação em Engenharia Ambiental. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas-NUPEFORDEPE.

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Mestre em Educa­ção pela Universidade Federal do Piauí (1998). Profes­sora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino – DMTE/CCE/UFPI. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFPI. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas – NUPEFORDEPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Estágio Supervisionado, Avaliação Educacional e da Aprendizagem, Desenvolvimento Profissional Docente, Didática.

Références

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. As narrativas de si ressignificadas pelo emprego do método autobiográfico. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 149-170.

BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Ed. do Porto, 1994.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795, de 27 de abril de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em 27.09.2015.

_______. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, que regulamenta a Lei no 9.795/99. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em 27.09.2015.

¬¬¬¬_______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 20.01.2019.

¬¬¬¬_______. Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. 3ª versão preliminar. Brasília: CNE/CP, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2019/124721-texto-referencia-formacao-de-professores/file. Acesso em 17.12.2019.

CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez. 2011.

CHADDAD, Flávio Roberto. Reflexões sobre educação e as práticas em educação ambiental. Revista Educação em Ação. A. XIV. n. 53, set./nov. 2015.

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Traduzido por Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 2001.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e gestão participativa na explicitação e resolução de conflitos. Gestão em Ação, Salvador, v.7, n.1, jan./abr. 2004.

NOVAIS, Ruslane Marce lino de Mello Campo; CÔCO, Valdete. Abordagem biográfica: a dimensão da vida Presente nos enunciados de pesquisa em Educação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 08, p. 517-531, maio/ago. 2018.

PIMENTA, S. G. Apresentação da Coleção Docência em Formação. In: CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013. p. 11-27.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. del P. B. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SOUZA, V. M. de. A educação ambiental na formação acadêmica de

Professores. Conhecimento & Diversidade, Niterói, n. 8, p. 104-114, jul./dez. 2012.

ZABALA, A. A prática educativa, como ensinar. Porto Alegre Artmed, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-29

Comment citer

PORTELA, J. L.; LIMA, M. D. F. Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1864–1880, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1864-1880. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8492. Acesso em: 4 déc. 2024.