Representações de amor e dor em narrativas no cárcere

Autori

  • Carla Verônica Albuquerque Almeida Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) http://orcid.org/0000-0003-2330-1538
  • Maria de Lourdes Soares Ornellas Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p959-975

Parole chiave:

Narrativas, Formação e prática docente, Cárcere.

Abstract

O presente texto emerge de uma pesquisa e tem, como objetivo, apreender a formação e a prática docente de um grupo de professoras que atua em uma escola para privados de liberdade, a partir das representações presentes em suas narrativas e formações discursivas. O referencial teórico busca apresentar um breve contexto da formação docente e da narrativa, enquanto método teórico-metodológico. Ao se enlaçarem com as representações sociais, as narrativas possibilitam a recolha de informações detalhadas e contextualizadas, os diferentes efeitos de sentidos da formação docente. A partir da entrevista narrativa em profundidade, foi possível conhecer e (re)conhecer que o discurso recheado de símbolos e significantes organiza a trajetória de formação das professoras e sua inserção no ambiente do cárcere. Um movimento de construção e reconstrução da própria trajetória – numa busca pela compreensão das histórias que marcaram, positivamente ou negativamente, as influências sofridas, as escolhas realizadas.   

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Carla Verônica Albuquerque Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutora em Educação (UNEB), professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) – Instituto de Humanidades e Letras. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Educação e Representações Sociais.

Maria de Lourdes Soares Ornellas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora Pós - Doutora e Pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Líder do Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Educação e Representações Sociais.

Riferimenti bibliografici

ABRAHÃO, Maria Helena. M. B. As narrativas de si ressignificadas pelo emprego do método autobiográfico. In: ABRAHÃO, Maria Helena M. B.; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 149-170.

ALARCÃO, Isabel; TAVARES, J. Paradigmas de formação e investigação no ensino superior para o terceiro milênio. In: ALARCÃO, Isabel; TAVARES, José. (Orgs.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. p. 97-114.

ALMEIDA, Carla Verônica Albuquerque. A professora nos entremuros do cárcere. 2014 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC, Departamento de Educação – DEDC/CAMPUS I, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Salvador, 2014

ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BENJAMIN, Walter. O narrador, considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, 1). p. 197-221.

CALVINO, Ítalo. Os amores difíceis. Companhia das Letras, 1992.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean, Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.

ENS, Romilda Teodora. Trabalho docente e saberes do professor. In: ENS, Romilda Teodora; BEHRENS, Marilda Aparecida. (Orgs.). Trabalho do professor e saberes docentes. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2012. p. 17-39.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

FURLANETTO, Ecleide. Como nasce um professor. São Paulo: Paulus, 2007.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2011.

________. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

JODELET, Denise. Experiência e representações sociais. In: MENIN, M. S. S.; SHIMISU, A. M. (Orgs.). Experiência e representações sociais: questões teóricas e metodológicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p. 23-56.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 90-113.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz. Tadeu. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 35-85.

MAEYER, Marc de. A educação na prisão não é uma mera atividade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 33-49, jan./mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2019.

NÓVOA, António. O regresso dos professores. Pinhais: Melo, 2011.

________. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

________. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

________. (Org.). Os professores e sua formação. Dom Quixote. Lisboa, 1995.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Escola da prisão. In: ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. (Org). Educação escolar entre as grades. São Carlos: EDUFSCar, 2007. p. 11-28

ORNELLAS, Maria de Lourdes Soares. [Entre]vista: a escuta revela. Salvador: EDUFBA, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SARTRE, Jean Paul. O homem não é político? Lisboa: D. Quixote, 1970.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Territórios das escritas do eu: pensar a profissão – narrar a vida. Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 213-220, mai./ago. 2011.

________. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB, 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

VELOSO, Caetano. Dom de iludir. Álbum totalmente demais. Polygram, 1986.

Pubblicato

2019-12-26

Come citare

ALBUQUERQUE ALMEIDA, C. V.; ORNELLAS, M. de L. S. Representações de amor e dor em narrativas no cárcere. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 959–975, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p959-975. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6201. Acesso em: 23 nov. 2024.