Representações de amor e dor em narrativas no cárcere
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p959-975Keywords:
Narrativas, Formação e prática docente, Cárcere.Abstract
O presente texto emerge de uma pesquisa e tem, como objetivo, apreender a formação e a prática docente de um grupo de professoras que atua em uma escola para privados de liberdade, a partir das representações presentes em suas narrativas e formações discursivas. O referencial teórico busca apresentar um breve contexto da formação docente e da narrativa, enquanto método teórico-metodológico. Ao se enlaçarem com as representações sociais, as narrativas possibilitam a recolha de informações detalhadas e contextualizadas, os diferentes efeitos de sentidos da formação docente. A partir da entrevista narrativa em profundidade, foi possível conhecer e (re)conhecer que o discurso recheado de símbolos e significantes organiza a trajetória de formação das professoras e sua inserção no ambiente do cárcere. Um movimento de construção e reconstrução da própria trajetória – numa busca pela compreensão das histórias que marcaram, positivamente ou negativamente, as influências sofridas, as escolhas realizadas.
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