Inventário de pesquisa: uma possibilidade de organização de dados da investigação

Autori

  • Guilherme do Val Toledo Prado Universidade Estadual de Campinas
  • Renata Barroso Siqueira Frauendorf UNICAMP/Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz Prefeitura Municipal de Campinas/Orientadora Pedagógica

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p547

Parole chiave:

Pesquisa Narrativa, Inventário, Coleta de Informações

Abstract

O presente artigo apresenta um modo de produção de dados na pesquisa narrativa, que tem sido nomeado pelo GEPEC/UNICAMP como “inventário da pesquisa”. Para isso, revisitamos produções do grupo, na tentativa de compreender como os pesquisadores têm produzido o acervo de materiais a serem analisados em suas práticas de pesquisa. Realizamos a leitura de teses e dissertações, elaboradas entre os anos de 2006 a 2016, totalizando 70 produções do grupo. Pudemos viver com cada autor seu peculiar percurso investigativo. O exercício de inventariar os dados da pesquisa nasce como sendo um procedimento metodológico que convida o pesquisador a revisitar a sua prática pedagógica, enquanto delineia a pesquisa no processo de investigação. Nesse percurso, em diálogo com teóricos, os pesquisadores têm a possibilidade de, ao se debruçarem nos documentos catalogados, não só tomar consciência do saber da experiência construído como também sustentar sua ação de inventariar. Ao finalizar a organização dos dados e as reflexões advindas do processo, concretiza-se uma parte da pesquisa, constituindo-se uma possibilidade de investigação narrativa que produz sentidos outros à produção de conhecimentos, em diálogo com os saberes do cotidiano escolar e acadêmicos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Guilherme do Val Toledo Prado, Universidade Estadual de Campinas

Prof. Dr. do DEPRAC - Departamento de Ensino de Práticas Culturais, Faculdade de Educação, UNICAMP. Livre-Docente na Área de Educação Escolar, Coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada

Renata Barroso Siqueira Frauendorf, UNICAMP/Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp

Pedagoga, Mestre em Educação, Formadora do Instituto Avisa Lá

Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz, Prefeitura Municipal de Campinas/Orientadora Pedagógica

Pedagoga, Mestre em Educação, Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Educação

Riferimenti bibliografici

BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BENJAMIN, Walter. Infância em Berlim por volta de 1900. In: _______ . Rua de mão única. Obras escolhidas, v. II. Tradução de Rubens R. Torres Filho e José Carlos M. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 71-142.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, [online], Campinas, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003>. Acesso em: 26 out. 2017.

CHAUTZ, Grace Caroline Chaves B. Abrindo os cadernos da professora que pesquisa a própria prática: escrita narrativa e produção de conhecimento. 2017. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa narrativa e histórias na pesquisa qualitativa. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia, MG: Edufu, 2011.

CUNHA, Glória P. SONORIDADES DO SUL: ausências, emergências, traduções e encantaria na educação. 2010. 267 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

FRAUENDORF, Renata Barroso de S. A voz de uma professora-formadora que se inventa e reinventa a partir da/com/na escola. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

GERALDI, Corinta Maria G. Produção do ensino e pesquisa na educação: estudo sobre o trabalho docente no curso de Pedagogia. 1993. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.

LIMA, Maria Emília Caixeta C. Sentidos do trabalho mediados pela educação continuada em química. 2003. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

MORAIS, Jaqueline de Fátima S. Percursos de uma experiência de formação continuada: narrativas e acontecimentos. 2006. 302 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Dulce Matos. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

PRADO, Guilherme do Val T.; MORAIS, Jaqueline de Fátima S. Inventário – organizando os achados de uma pesquisa. EntreVer, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 137-154, 2011.

PRADO, Guilherme do Val T.; FERREIRA, Claudia Roberta.; FERNANDES, Carla Helena. Narrativa pedagógica e memoriais de formação: escrita dos profissionais da educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 26, p. 143-153, set./dez. 2011.

QUEIROZ, Wilson. De docência e militância: a formação de educadores étnicos num programa da Secretaria Municipal de Educação de Campinas - 2003 a 2007. 2012. 381 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Sísifo desce a montanha. Editora Rocco, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 63, 2002. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2017.

SERODIO, Liana Arrais. Composição musical, interpretação e escuta: uma aproximação semioética para a didática da música na escola básica. 2014. 396 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2014.

Pubblicato

2018-09-14

Come citare

PRADO, G. do V. T.; FRAUENDORF, R. B. S.; CHAUTZ, G. C. C. B. Inventário de pesquisa: uma possibilidade de organização de dados da investigação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 532–547, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p547. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4065. Acesso em: 21 nov. 2024.

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i