Tornar-se professora: o saber da experiência na pesquisa narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p991-1004

Palavras-chave:

Formação de professores, Narrativa, Pesquisa-narrativa, Professor iniciante, Saber da Experiência

Resumo

Este artigo objetiva revelar como ocorreu o processo de construção de saberes da experiência, a partir da prática de uma escrita narrativa reflexiva compartilhada, durante a constituição profissional de uma professora iniciante. A metodologia utilizada foi a pesquisa narrativa, os dados são as narrativas da professora e as interlocuções que ela estabeleceu com um grupo de profissionais da educação. O ato de narrar possibilitou a percepção da necessidade de mudanças que, por sua vez, orientou a professora na organização de práticas que possibilitassem outras ações de ensino. Ao escrever sobre o vivido, colocando-se num lugar exotópico, a professora tinha acesso a excedentes de visão da prática e das relações, o que a mobilizava a pensar em mudanças a favor das crianças. Narrar e pesquisar a própria prática mostraram-se instrumentos potentes da construção de saberes da experiência. Assim, sugere-se o uso formativo da narrativa, sempre em diálogo, como um meio relevante para o desenvolvimento profissional no início da docência.

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Publicado

2019-12-26

Como Citar

SIMAS, V. F.; PRADO, G. do V. T.; DOMINGO SEGOVIA, J. Tornar-se professora: o saber da experiência na pesquisa narrativa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 991–1004, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p991-1004. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5289. Acesso em: 5 nov. 2024.