Inventário de pesquisa: uma possibilidade de organização de dados da investigação

Autores

  • Guilherme do Val Toledo Prado Universidade Estadual de Campinas
  • Renata Barroso Siqueira Frauendorf UNICAMP/Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz Prefeitura Municipal de Campinas/Orientadora Pedagógica

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p547

Palavras-chave:

Pesquisa Narrativa, Inventário, Coleta de Informações

Resumo

O presente artigo apresenta um modo de produção de dados na pesquisa narrativa, que tem sido nomeado pelo GEPEC/UNICAMP como “inventário da pesquisa”. Para isso, revisitamos produções do grupo, na tentativa de compreender como os pesquisadores têm produzido o acervo de materiais a serem analisados em suas práticas de pesquisa. Realizamos a leitura de teses e dissertações, elaboradas entre os anos de 2006 a 2016, totalizando 70 produções do grupo. Pudemos viver com cada autor seu peculiar percurso investigativo. O exercício de inventariar os dados da pesquisa nasce como sendo um procedimento metodológico que convida o pesquisador a revisitar a sua prática pedagógica, enquanto delineia a pesquisa no processo de investigação. Nesse percurso, em diálogo com teóricos, os pesquisadores têm a possibilidade de, ao se debruçarem nos documentos catalogados, não só tomar consciência do saber da experiência construído como também sustentar sua ação de inventariar. Ao finalizar a organização dos dados e as reflexões advindas do processo, concretiza-se uma parte da pesquisa, constituindo-se uma possibilidade de investigação narrativa que produz sentidos outros à produção de conhecimentos, em diálogo com os saberes do cotidiano escolar e acadêmicos.

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Biografia do Autor

Guilherme do Val Toledo Prado, Universidade Estadual de Campinas

Prof. Dr. do DEPRAC - Departamento de Ensino de Práticas Culturais, Faculdade de Educação, UNICAMP. Livre-Docente na Área de Educação Escolar, Coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada

Renata Barroso Siqueira Frauendorf, UNICAMP/Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp

Pedagoga, Mestre em Educação, Formadora do Instituto Avisa Lá

Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz, Prefeitura Municipal de Campinas/Orientadora Pedagógica

Pedagoga, Mestre em Educação, Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Educação

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Publicado

2018-09-14

Como Citar

PRADO, G. do V. T.; FRAUENDORF, R. B. S.; CHAUTZ, G. C. C. B. Inventário de pesquisa: uma possibilidade de organização de dados da investigação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 532–547, 2018. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p547. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4065. Acesso em: 5 nov. 2024.