“ESCRITOS ÍNTIMOS” E ESCRITA DE SI: POR ENTRE AS PÁGINAS E A VIDA DE ELZA FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n2.p254-268Parole chiave:
Elza Freire. Paulo Freire. Escrita de si. MemóriaAbstract
O trabalho integra o conjunto de fontes sobre Elza Freire, denominado “Escritos Íntimos”, cujo recorte prioriza fragmentos de seus manuscritos num caderno de receitas. Há um arcabouço teórico-metodológico com base na escrita de si – fundamental à formação e às práticas docentes, e como forma de resistência. Tais manuscritos traçam percursos seus e de Paulo Freire – seu esposo, como leituras possíveis do real entrecruzadas a uma memória individual e coletiva. A abordagem qualitativa vincula a eles, subjetividades e objetividades, dando visibilidade a ela, de modo indissociável das relações entre pensar, fazer e sentir nos tempos/lugares de professora. Processos de pesquisa revelam fontes primárias com complexas e minúsculas relações entre Elza – a mulher, o mundo e as páginas nas quais se arquivou parte de sua vida; eles aguçam evidências empíricas que provocam o enlaçamento, a busca e o encontro de/com uma mulher que talvez quisesse se prender ao anonimato ou se libertar na conquista de si mesma. O teor sensível e o rigor acadêmico, ao abrir esse material, é como lidar com a alquimia de elementos potentes entremeados por temáticas igualmente fortes. Por fim, ao trazer fragmentos desses “Escritos Íntimos”, a escolha é não decifrá-los e sim se aproximar dos sentidos e significados neles contidos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARTIÉRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos, v. 11, n. 21, p. 09-34, 1998.
BAUER, Carlos. A natureza autoritária do Estado no Brasil contemporâneo. Elementos de história e questionamentos políticos. São Paulo: José Luís e Rosa Sundermann, 2012.
BENJAMIN, Walter. O narrador – considerações sobre a vida de Nikolai Leskov. In: _____ . Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 197-221.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. (Orgs.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 1998. p. 183-191.
BRÜHL, Dieter. Método científico e objeto nas ciências sociais: algumas reflexões sobre o caráter dialético do processo de pesquisa em Ciências Sociais. s/d; s/ed. (mimeo).
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1975.
FREIRE, Elza. Setembro de 1977. In: COSTA, Albertina de O. et. alii. (Orgs.). Memórias das mulheres do exílio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. p. 200-206.
_____. Caderno de receitas, s/d; s/ed. Manuscritos. In: Escritos Íntimos. Acervo pessoal de Madalena Freire, cedido à pesquisadora.
FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo, Cortez: 1992.
_____.; GUIMARÃES, Sérgio. Aprendendo com a própria história. v. II. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
GOODSON, Ivor. Representing teachers: brining teachers back in. In: GOODSON, Ivor. Learning, curriculum and fife politics – the selected Works of Ivor Goodson. New York: Routledge; Taylor & Francis Group, 2005. p. 211-221.
GORENDER, Jacob. Combates nas trevas. A esquerda brasileira: das ilusões perdidas à luta armada. São Paulo: Ática, 1987.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação: Rio de Janeiro, n, 19, p. 20-30, 2002.
_____. Narrativa, identidad e desidentificación. In: LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. Estudios sobre literatura e formación. Barcelona: Laertes S.A de Ediciones, 1996. p. 461-482.
MAZZA, Débora; ZAMBONI, Ernesta. Memória, silêncio, esquecimento, potência. In: PAULILO, André Luís. (Org.). A docência e a memória: escritas e lembranças da educação. Campinas, SP: Edições Leitura e Crítica; ALB, 2015. p. 17-38.
_____. Orientação de pesquisa/DO, 2013, Campinas, Brasil. 18 de janeiro e 20 de agosto.
ORNELAS, Arturo. Elsa Maia Costa de Oliveira, Elsa Freire. Cuernavaca, México, 1987. Datilografado, cedido à pesquisadora.
POLLAK, Michael. Memória esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, v. 2, n. 3, p. 200-212, 1989.
_____. Memória e identidade social. Estudos Históricos, v. 5, n. 10, p. 200-215, 1992.
REZENDE, Maria J. de. A ditadura militar no Brasil: repressão e pretensão de legitimidade 1964-1984. Londrina: UEL, 2001.
SPIGOLON, Nima I. Pedagogia da Convivência: Elza Freire – uma vida que faz Educação. 2009. 264 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, 2009.
_____. As noites da ditadura e os dias de utopia – o exílio, a educação e os percursos de Elza Freire nos anos de 1964 a 1979. 506 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais na Educação) – Programa de Pós-Graduação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, 2014.