Apresentação do Dossiê Narrativas e cidade

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1169

Parole chiave:

Narrativcas, Cidade, Praticantes, Cotidiano

Abstract

As articulações entre cidades, narrativas e práticas de si neste Dossiê justifica-se nas urgências políticas inadiáveis do tempo do agora. Na urbe contemporânea tempos e histórias díspares entrelaçam-se e apresentam ao pesquisador o fracasso de promessas anunciadas no passado, de formas de lutas, utopias, porém, neste lócus paradoxal, emergem esboços de embates singulares e sinais da inconclusividade de projetos do outrora. Tempos sombrios do passado espraiam-se em corpos, territórios, sociabilidades. Sombras do fascismo reeditadas em formas singulares no presente inspiram a criação deste dossiê, assim como a artesania de práticas de si, de coletivos, de pensamentos que o enfrenta incansavelmente. Urge desobstruir o impedimento do ar provocado pelo terror e pela tristeza, criar passagens para que o cotidiano das cidades seja o lugar de experimentação permanente das artes do fazer, de desfazer, do entrelaçamento de revoltas, desejos e criação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Nilda Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em ciências da educação, pela Université René Descartes, Paris V, França, com pós-doutorado no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP). Atualmente é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde coordena o laboratório “Educação e Imagem” e o grupo de pesquisa “As redes de conhecimentos em educação e comunicação: questão de cidadania”. 

Noale de Oliveira Toja, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. .  Grupo de pesquisa Currículos, redes educativas, imagens e sons, que atualmente pesquisa as relações entre processos curriculares e os movimentos migratórios: os modos como questões sociais se transformam em questões curriculares nas escolas.

Luis Antonio dos Santos Baptista, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor Titular aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador Visitante do Programa de Pós - Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdade Social da UERJ, bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa - Nacional da UERJ / FAPERJ.

Riferimenti bibliografici

ALVES, Nilda. As redes das ‘práticasteorias’ de vivências nas cidades, no campo e à beira das estradas. In ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas – memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019:131-133.

BAPTISTA, Luis Antonio dos Santos. Fragmentos de um horizonte em ruína: divagações sobre histórias dos restos. In: SILVA, Rodrigo Lages e MIRANDA, Aline Britto (orgs). Horizontes coletivos: experiência urbana e construção do comum. Curitiba: CRV, 2022: 17-28.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DETIENNE, Marcel; VERNANT, Jean-Pierre. Métis: as astúcias da inteligência. Tradução de Filomena Hirata. São Paulo: Odysseus Editora, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

GAGNEBIN, J. M. História e narração em W. Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1994.

MENDONÇA, Rosa Helena; SANTOS, Joana Ribeiro dos; TOJA, Noale; MORAIS, Maria. ‘Cineconversas’ e fabulações curriculantes: o uso de filmes e a potência das conversas como metodologia de pesquisa em Educação. Revista e-Curriculum. São Paulo: Programa de Pós-graduação em Educação Currículo –PUC/SP, v.18, n.4, out./dez. 2020: 1109-1130.

PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele. A arquitetura e os sentidos. 1a edição, Porto Alegre, Bookman, 2011.

Pubblicato

2024-12-27

Come citare

ALVES, N.; TOJA, N. de O.; BAPTISTA, L. A. dos S. Apresentação do Dossiê Narrativas e cidade. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1169, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1169. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/22650. Acesso em: 15 gen. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Cidades e narrativas