Apresentação do Dossiê Narrativas e cidade
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1169Mots-clés :
Narrativcas, Cidade, Praticantes, CotidianoRésumé
As articulações entre cidades, narrativas e práticas de si neste Dossiê justifica-se nas urgências políticas inadiáveis do tempo do agora. Na urbe contemporânea tempos e histórias díspares entrelaçam-se e apresentam ao pesquisador o fracasso de promessas anunciadas no passado, de formas de lutas, utopias, porém, neste lócus paradoxal, emergem esboços de embates singulares e sinais da inconclusividade de projetos do outrora. Tempos sombrios do passado espraiam-se em corpos, territórios, sociabilidades. Sombras do fascismo reeditadas em formas singulares no presente inspiram a criação deste dossiê, assim como a artesania de práticas de si, de coletivos, de pensamentos que o enfrenta incansavelmente. Urge desobstruir o impedimento do ar provocado pelo terror e pela tristeza, criar passagens para que o cotidiano das cidades seja o lugar de experimentação permanente das artes do fazer, de desfazer, do entrelaçamento de revoltas, desejos e criação.
Téléchargements
Références
ALVES, Nilda. As redes das ‘práticasteorias’ de vivências nas cidades, no campo e à beira das estradas. In ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas – memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019:131-133.
BAPTISTA, Luis Antonio dos Santos. Fragmentos de um horizonte em ruína: divagações sobre histórias dos restos. In: SILVA, Rodrigo Lages e MIRANDA, Aline Britto (orgs). Horizontes coletivos: experiência urbana e construção do comum. Curitiba: CRV, 2022: 17-28.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DETIENNE, Marcel; VERNANT, Jean-Pierre. Métis: as astúcias da inteligência. Tradução de Filomena Hirata. São Paulo: Odysseus Editora, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
GAGNEBIN, J. M. História e narração em W. Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1994.
MENDONÇA, Rosa Helena; SANTOS, Joana Ribeiro dos; TOJA, Noale; MORAIS, Maria. ‘Cineconversas’ e fabulações curriculantes: o uso de filmes e a potência das conversas como metodologia de pesquisa em Educação. Revista e-Curriculum. São Paulo: Programa de Pós-graduação em Educação Currículo –PUC/SP, v.18, n.4, out./dez. 2020: 1109-1130.
PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele. A arquitetura e os sentidos. 1a edição, Porto Alegre, Bookman, 2011.