Narrativas de si na pesquisa (auto)biográfica com as juventudes
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1161Parole chiave:
Pesquisa (auto)biográfica, Narrativas de si, Sociologia da Juventude, JuventudesAbstract
O objetivo é apresentar as contribuições e especificidades das narrativas de si, para os estudos com as juventudes no campo da Educação, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa (auto)biográfica. Sem a pretensão de abarcar todas as dimensões das múltiplas vertentes de estudos com as narrativas, neste texto focaliza-se como a narrativa de si é concebida e utilizada nos estudos com jovens por dois autores que são referência para a Sociologia da Juventude no Brasil. São eles: Pais (2001), cientista social português, e Feixa (2018), antropólogo social espanhol; como aquelas desenvolvidas na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica, conforme a pesquisadora francesa Delory-Momberger (2012; 2014; 2021; 2022), o pesquisador brasileiro Souza (2006; 2014) e a pesquisadora brasileira Passeggi (2020; 2021). Evidenciam-se, também, questões suscitadas na análise de uma entrevista de pesquisa biográfica, com uma jovem estudante de Pedagogia, sobre os desafios do primeiro ano. Para além das aproximações no uso das narrativas para o campo do estudo da juventude e da pesquisa (auto)biográfica, são evidenciadas as especificidades dos modos de conceber as narrativas de si nos estudos com os(as) jovens para esta última. Para a pesquisa (auto)biográfica, a produção das narrativas pelos(as) jovens não visa à obtenção de dados, mas configura-se como potencializadora de espaços de reflexividade, que podem produzir, tanto processos de formação de si, como conhecimentos para a pesquisa.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABRAMO, H. W. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In: ABRAMO, H. W; BRANCO, P. P. M. Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2008. p. 37-71.
BUENO, B. O;SOUSA, C. P; CHAMLIAN, H. C; CATANI D. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 385-410, 2006.Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28017. Acesso em: 07 dez. 2023.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
COULON, A. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/141109/136196. Acesso em: 07 dez. 2023.
DAYRELL, J. A escola faz juventudes?. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/RTJFy53z5LHTJjFSzq5rCPH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 dez. 2023.
DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n24/n24a04.pdf. Acesso em: 07 dez. 2023.
DELORY-MOMBERGER, C. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 523-740, 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n24/n24a04.pdf. Acesso em: 07 dez. 2023.
DELORY-MOMBERGER, C. As histórias de vida: da invenção de si ao projeto de formação. Natal: Ed. UFRN; Porto Alegre: Ed. PUCS; Salvador: Ed. UNEB, 2014a.
DELORY-MOMBERGER, C. De la recherche biographique en éducation: fondements, méthodes, pratiques. Paris: Téraèdre, 2014b.
DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 133–147, 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526. Acesso em: 07 dez. 2023.
DELORY-MOMBERGER, C. (ed.). Vocabulaire des Histoires de Vie et de la recherche biographique. Toulouse: Érès, 2019.
DELORY-MOMBERGER, C.; KONDRATIUK, C. A Narrativa como Experiência e como Saber. Revista Internacional Educon, São Cristóvão, v. 2, n. 3, p. 1-3, 2021. Disponível em: https://grupoeducon.com/revista/index.php/revista/article/view/1738. Acesso em: 07 dez. 2023.
DELORY-MOMBERGER, C. Le pouvoir formatif et performatif du récit dans la recherche biographique en éducation: entretien avec Christine Delory-Momberger, réalisé par Valérie Melin. Debates em Educação, Maceió, v. 14, n. 35, p. 17-29, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14043. Acesso em: 07 dez. 2023.
DOMINICÉ, P. L´histoire de vie comme processus de formation. Paris: Harmattan, 2000.
FEIXA, C. De jóvenes, bandas y tribos: antropología de la juventud. Barcelona: Editorial Ariel, S. A., 1999.
FEIXA, C. La imaginación autobiográfica: las historias de vida como herramienta de investigación. Barcelona: Gedisa, 2018b.
FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: Ed. UFRN; São Paulo, Paulus, 2010. p. 17-34.
FERRAROTTI, F. História e histórias de vida. O método biográfico nas ciências sociais. Natal: EDUFRN 2014.
JOSSO, M-C. Caminhar para si. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010.
JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. Entrevista narrativa. In: GASKEL, George; BAUER, Martin (Ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 90-113.
MARGULIS, M.; URRESTI, M. “La juventud es más que una palabra”. In: MARGULIS, M. (org.). La juventud es Más Que una Palabra. Buenos Aires: Biblos, 2008. p. 13-30.
NÓVOA, A.; FINGER, M. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: Ed. UFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
OLIVEIRA, V. H. N. et al. Culturas juvenis e temas sensíveis ao contemporâneo: uma entrevista com Carles Feixa Pampols. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 70, p. 311-325, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/er/v34n70/0104-4060-er-34-70-311.pdf. Acesso em: 07 dez. 2023.
OLIVEIRA, L. S de; REIS, R. Relatos de vida nas pesquisas de Machado Pais e de Carles
Feixa: contribuições para os estudos com as juventudes. X Semana Internacional de Pedagogia. Centro de Educação, Maceió, Alagoas, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://doity.com.br/anais/ix-semana-internacional-de-pedagogia/trabalho/265008. Acesso em: 01 dez. 2023.
PAIS, J.M. Culturas juvenis. Imprensa Nacional Casa da Moeda, Análise Social, 2.ed. Lisboa, 2003.
PAIS, J. M. Ganchos, Tachos e Biscates: jovens, trabalho e futuro. Porto: Ambar, 2001.
PAIS, J. M.; LACERDA, M. P. C. de; OLIVEIRA, V. H. N. Juventudes contemporâneas, cotidiano e inquietações de pesquisadores em Educação – uma entrevista com José Machado Pais. Educar em Revista, Curitiba, n. 64, p. 301-313, 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/er/n64/0104-4060-er-64-00301.pdf. Acesso em: 05 dez. 2023.
PAIS, J. M. Travesías e intersecciones metodológicas: jóvenes y vida cotidiana. Entrevistado: M. Germán. [S. n.], Manizales, v. 17, n. 1, p. 405-418, 2019. Disponível em: https://revistaumanizales.cinde.org.co/Archivos/Cuarta_seccion/Travesias_e_intersecciones_Jose_Machado_Pais.pdf. Acesso em: 06 dez. 2023.
PINEAU, G. Emergência de um paradigma antropoformador de pesquisa-ação-formação transdisciplinar. Sáude e Sociedade (volumen.14, n.13), set., dez., 2005, p.102-110. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4062/406263734006.pdf. Acesso em: 04 dez. 2023.
PASSEGGI, M. C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/roteiro/v41n1/2177-6059-roteiro-41-1-00067.pdf. Acesso em: 01 dez. 2023.
PASSEGGI, M. C. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, p. 1-21, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/apraxis/v17n44/2178-2679-apraxis-17-44-93.pdf. Acesso em: 02 dez. 2023.
PASSEGGI, M. C. Reflexividad narrativa: 'vida, experiencia vivida y ciencia'. Márgenes, Belo Horizonte, v. 1, p. 91-109, 2020. Disponível em: Acesso em:
REIS, R.; ALVES, C. A. Pesquisa biográfica em educação e juventude: entrevista com Christine Delory-Momberger e Valérie Melin. Dossiê: “Educação e juventudes: contribuições da pesquisa biográfica na sociedade contemporânea”. Debates em Educação, Maceió, v. 10, n. 20, p. 1-19, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018. Acesso em: 02 dez. 2023.
REIS, R. Diálogos entre Questões de Pesquisa que Orientam a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot e a Pesquisa Biográfica em Educação de Christine Delory-Momberger. Revista Internacional Educon, São Cristóvão, v. 2, n. 3, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://grupoeducon.com/revista/index.php/revista/article/view/1733. Acesso em: 03 dez. 2023.
REIS, R. Estudos com jovens estudantes e pesquisa biográfica. In: PASSEGGI, M. C. et al. Infâncias, juventudes, universos (auto)biográficos e narrativas. Curitiba: CRV, 2020. p. 81-94
REIS, R. Juventudes, vida universitária e relação com o saber: contribuições das narrativas de si. Debates em Educação, Maceió, v. 14, n. 35, p. 30-57, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13774. Acesso em: 05 dez. 2023.
REIS, R. Pesquisa Biográfica e heterobiografização: fonte de aprendizagens para o/a pesquisador/a. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 33, n. 2, p. 295-309, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/19748. Acesso em: 06 dez. 2024.
REIS, R. Automedialidade e ressonância para a formação de si de jovens na universidade: ateliê com blogs reflexivos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://itacarezinho.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/17260. Acesso em: 07 dez. 2023.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa 1: a intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
SCHÜTZ, A. Fenomenologia e Relações sociais. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. (Organização e introdução de Helmut R. Wagner).
SCHÜTZE, F. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 210-222.
SOUZA, E. C. Campos y territorios de la indagación (auto)biográfica en Brasil: redes de investigación y educación rural. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Ciudad de México, v. 62, p. 787-808, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14031461007. Acesso em: 07 dez. 2023.
SOUZA, E. C. de. O conhecimento de si: estágio e narrativa de formação e professores. Rio de Janeiro: DP& Salvador: Ed. UNEB, 2006.
SOUZA, E. C.; MEIRELES, M. M. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 39, p. 282-303, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018. Acesso em: 03 dez. 2023.
TINTO, V. Through the Eyes of Students. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, Amityville, p. 1-16, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1521025115621917. Acesso em: 08 dez. 2023.