Narrativas de mestres da tradição oral: saberes do repertório vocabular em um glossário ilustrado
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1196Parole chiave:
História de vida., Mestres da tradição., Repertório vocabular., Glossário ilustrado.Abstract
Este estudo analisa histórias de vida de mestres da tradição oral, naturais do Distrito Maria Quitéria/São José, zona rural de Feira de Santana/Bahia, e também dos municípios de Poções e Conceição do Coité/Bahia, a fim de mapear os saberes da tradição relacionados ao repertório vocabular, produzidos por esses contadores de histórias. Sob a perspectiva do paradigma compreensivo, as reflexões apresentadas se desdobram através do método da história de vida, em que os fatos culturais e sociais contituem-se como textos a serem conhecidos e compreendidos e a análise destes como atribuição de sentidos às experiências vivenciadas pelos sujeitos no mundo. Desse modo, as narrativas dos mestres, que carregam histórias, visões de mundo e crenças de um povo, foram recolhidas através de entrevistas narativas e deram origem à criação de um glossário ilustrado que materializa um repertório vocabular marcado por saberes da cultura popular. Os resultados contribuem para entender que as narrativas da tradição oral enunciadas por contadores de histórias, sujeitos sócio-históricos, situados culturalmente, são indispensáveis à formação de adultos e crianças e colaboram para salvaguadar conhecimentos ancestrais da cultura popular, conferindo-lhes o papel de construtores da história tanto individual, quanto coletiva.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BÂ, Amadou Hampaté. A Tradição Viva. In: Ki-Zerbo, Joseph. (Org.) História Geral da África. Vol. 1. São Paulo: Ática, Unesco, 2010.
BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BAGNO, Marcos. Linguagem. In: FRADE, Isabel Cristina Alves Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. Glossário Ceale de termos de Alfabetização, leitura e escrita par educadores. Belo Horizonte, CEALE/Faculdade de Educação da UFMG. 2014. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/linguagem. Acesso em: 15 fev. 2024.
BAKHTIN, Mikhail. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas
fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Edusp, 1987.
BOSI, Ecléa. O Tempo Vivo da Memória: ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: BENJAMIN Walter; HORKHEIMER Max.; ADORNO Theodor.; HABERMAS Jurgen. Os pensadores. São Paulo: Editor Victor Civita; 1975. p.63-82.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.
JOVCHELOVICH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin; GASLELL George. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 90-113.
PINTO, Deise Cristina de Moraes et. alli. Introdução à semântica. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2016.
ROCHA, Luís Carlos de Assis. Estruturas morfológicas do Português. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
SCHUTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
SOUZA, Elizeu. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teóricometodológicas sobre histórias de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006.
SOUZA, Elizeu. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, Antonio Dias; HETKOWSKI, Tania Maria. (Org.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. Disponível em: < http://books.scielo.org/id/f5jk5/pdf/nascimento-9788523209186-04.pdf.>. Acesso em:
mar. 2016.
WALSH, Catherine. Introducion - (Re) pensamiento crítico y (de) colonialidad. In: WALSH, Catherine. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Abya-yala, 2005. p. 13-35.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. 1.ed. São Paulo: Cosac Naify, 2014, p. 32-35.