Memórias de vivências de irmãs Batistinas no município de Aparecida do Taboado (MS)
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1202Parole chiave:
Mulheres, Irmãs Batistinas, Memórias, Aparecida do Taboado (MS), VisibilidadeAbstract
O presente estudo tem como objetivo apresentar memórias de vivências de mulheres irmãs Batistinas no município de Aparecida do Taboado, localizado no estado de Mato Grosso do Sul (MS). Como procedimento metodológico, a investigação possui abordagem qualitativa, com pesquisa de campo para a obtenção de relatos e buscas por memórias a partir de fotos, jornais e site, como fontes para a coleta de dados. Como resultado, foi possível refletir sobre a importância da mulher em sociedade, diante das memórias das irmãs Batistinas no município de Aparecida do Taboado (MS), em que tiveram importantes atuações em várias ações sociais de relevância, construindo um legado. O estudo mostra a necessidade de trazer histórias das mulheres, enquanto grupo de minorias no Brasil, a fim de discutir sobre suas invisibilidades, abordando a luta da mulher para a sua representatividade no contexto social.
Downloads
Riferimenti bibliografici
COSTA LESTE NWES. “Escolhi esse caminho, mas continuo sendo mulher com todas as possibilidades”. Costa Leste News, Aparecida do Taboado, 6, março. 2020. Disponível em: https://costalestenews.com.br/escolhi-esse-caminho-mas-continuo-sendo-mulher-com-todas-as-possibilidades-diz-irma-angela/. Acesso em: 29 set. 2023.
FERREIRA, Iris Cristina Gomes do Nascimento. Aparecida do Tabuado: a trajetória do Colégio Cônego Afonso Maria Fusco (1963-1970). São Carlos: Pedro e João, 2020.
PERROT, Michelle. DOSSIÊ “história das mulheres no Ocidente”. Escrever uma história das mulheres: relato de uma experiência. Campinas: Cadernos PAGU (4), 1995.
PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. São Paulo: Paz & Terra, 2017.
PERROT, Michelle. Minha História das Mulheres. São Paulo: Contexto, 2019.