Memórias de vivências de irmãs Batistinas no município de Aparecida do Taboado (MS)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1202

Mots-clés :

Mulheres, Irmãs Batistinas, Memórias, Aparecida do Taboado (MS), Visibilidade

Résumé

O presente estudo tem como objetivo apresentar memórias de vivências de mulheres irmãs Batistinas no município de Aparecida do Taboado, localizado no estado de Mato Grosso do Sul (MS). Como procedimento metodológico, a investigação possui abordagem qualitativa, com pesquisa de campo para a obtenção de relatos e buscas por memórias a partir de fotos, jornais e site, como fontes para a coleta de dados. Como resultado, foi possível refletir sobre a importância da mulher em sociedade, diante das memórias das irmãs Batistinas no município de Aparecida do Taboado (MS), em que tiveram importantes atuações em várias ações sociais de relevância, construindo um legado. O estudo mostra a necessidade de trazer histórias das mulheres, enquanto grupo de minorias no Brasil, a fim de discutir sobre suas invisibilidades, abordando a luta da mulher para a sua representatividade no contexto social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Iris Cristina Gomes do Nascimento Ferreira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Especialista em Educação e outras especialidades. Graduada em Licenciatura em História e Licenciatura em Pedagogia. Atua como Professora e Gestora na etapa da Educação Infantil.

Tânia Regina Zimmermann, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em História pela mesma instituição. Possui dois estágios de Pós-Doutorado, sendo um pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná
(UNIOESTE), e o segundo, Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professora associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. É integrante do grupo de pesquisa: Teoria, metodologia e interpretações na História e Historiografia no Brasil, do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH-UFSC), da Red Cielo Laboral e do Centro Latino-americano de Estudos em Cultura.

Références

COSTA LESTE NWES. “Escolhi esse caminho, mas continuo sendo mulher com todas as possibilidades”. Costa Leste News, Aparecida do Taboado, 6, março. 2020. Disponível em: https://costalestenews.com.br/escolhi-esse-caminho-mas-continuo-sendo-mulher-com-todas-as-possibilidades-diz-irma-angela/. Acesso em: 29 set. 2023.

FERREIRA, Iris Cristina Gomes do Nascimento. Aparecida do Tabuado: a trajetória do Colégio Cônego Afonso Maria Fusco (1963-1970). São Carlos: Pedro e João, 2020.

PERROT, Michelle. DOSSIÊ “história das mulheres no Ocidente”. Escrever uma história das mulheres: relato de uma experiência. Campinas: Cadernos PAGU (4), 1995.

PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. São Paulo: Paz & Terra, 2017.

PERROT, Michelle. Minha História das Mulheres. São Paulo: Contexto, 2019.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-27

Comment citer

GOMES DO NASCIMENTO FERREIRA, I. C.; ZIMMERMANN, T. R. Memórias de vivências de irmãs Batistinas no município de Aparecida do Taboado (MS). REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1202, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1202. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/18899. Acesso em: 22 janv. 2025.