Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p559-572

Palavras-chave:

Jovens de uma orquestra; Experiências formativas em música; Pesquisa autobiográfica.

Resumo

Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado concluída que teve como objetivo compreender como os jovens da Orquestra de Cordas do Projeto Música para Crianças – OMPC continuam estudando música, ao longo de suas vidas. Para isso, foram consideradas as experiências formativas desses jovens sob a perspectiva teórica de Josso (2004). A abordagem metodológica ancorou-se na perspectiva autobiográfica, na qual a constituição dos indivíduos se torna ponto fundamental (DELORY-MOMBERGER, 2012). Teve a entrevista narrativa como técnica de coleta de informações, visando ao mesmo tempo, proporcionar momentos de formação e autorreflexão proporcionando a recaptura e a busca de coerência para uma experiência vivida. Olhar as experiências formativas em música desses jovens poderá nos indicar caminhos para discutir as dimensões envolvidas na continuidade desses jovens, estudando música ao longo da vida.

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Biografia do Autor

Andrea Matias Queiroz, Universidade de Brasília - UNB

Universidade de Brasília. Departamento de Música. Programa de Pós-Graduação Música em Contexto

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Publicado

2022-11-05

Como Citar

QUEIROZ, A. M. Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 559–572, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p559-572. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14063. Acesso em: 19 abr. 2024.