Município educativo e narrativas das experiências e aprendizados em conjunto habitacional popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p573-587

Palavras-chave:

Habitação Popular; Socialização; Município Educativo; História Oral; Memória.

Resumo

O estudo teve por objetivo principal entender a relação entre as pessoas e o município de Limeira, SP, a partir das experiências do viver e do conviver em moradia popular no Conjunto Habitacional Geada 2, verificando suas problemáticas, exclusões, espaços, memórias e aprendizados. A pesquisa utilizou uma metodologia de caráter qualitativo, a História Oral, com ênfase na entrevista temática, acompanhada de diário de campo. Observou-se que, ao longo dos diferentes governos (1992 – 2014), os investimentos em moradia popular foram desiguais; em contrapartida, a distribuição das moradias tornou-se mais humanizada. Chamou atenção a influência do neoliberalismo nessa política social, que encara a moradia como mercadoria e fonte de lucro. A partir das narrativas, nota-se a necessidade de aprender a conviver, de perceber o lugar, de superar as dificuldades de acesso aos serviços essenciais e, apesar disso, observa-se a importância das iniciativas locais que visam autonomia e vínculo.

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Biografia do Autor

Wander Luiz Reginaldo, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária (CAIPE – UNISAL).

Lívia Morais Garcia Lima, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP . Realizou estágio de pesquisa doutoral pela Universidade Pontifícia de Salamanca - Espanha, como bolsista BEPE - FAPESP (2013 - 2014). Possui mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e é graduada em Turismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É pesquisadora do GEPHOM - Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória (EACH-USP). Atualmente é docente do Programa de Mestrado em Educação do Unisal - Americana/SP.

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Publicado

2022-11-05

Como Citar

LUIZ REGINALDO, W.; LIMA, L. M. G. Município educativo e narrativas das experiências e aprendizados em conjunto habitacional popular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 573–587, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p573-587. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/12497. Acesso em: 29 mar. 2024.