Trajetória e contribuições de Alfredina de Paiva e Souza (1905-1999) na educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1084-1103Parole chiave:
História da educação, educação matemática, teleducação, trajetórias de professorasAbstract
Alfredina de Paiva e Souza (1905-1999) foi uma educadora brasileira cujo nome aparece com frequência na historiografia da educação associado à sua atuação na educação matemática no Instituto de Educação do Rio de Janeiro e pelo seu pioneirismo na teleducação, apesar de haver poucas informações sobre sua biografia. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo traçar a trajetória dessa professora, identificando suas contribuições, seus deslocamentos geográficos/institucionais/temáticos e suas redes de relação. Para tanto, operamos a partir dos vestígios, seguindo o fio de seu nome, com base em Ginzburg e Poni, além da noção de redes, apresentada por Fuchs. Enquanto fonte, mobilizamos principalmente os periódicos disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira como forma de identificar os deslocamentos de Alfredina de Paiva e suas conexões. Também fizemos uso de revistas pedagógicas, registros cartorários e manuais pedagógicos disponíveis em diferentes acervos. Entre os resultados, pudemos rastrear as vinculações institucionais e diferentes áreas a que se dedicou ao longo de sua trajetória, algumas pouco conhecidas ou discutidas, como a sua atuação na Associação Brasileira de Educação, no Colégio Paiva e Souza e suas vinculações a grupos católicos.
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