Trajetória e contribuições de Alfredina de Paiva e Souza (1905-1999) na educação brasileira

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1084-1103

Mots-clés :

História da educação, educação matemática, teleducação, trajetórias de professoras

Résumé

Alfredina de Paiva e Souza (1905-1999) foi uma educadora brasileira cujo nome aparece com frequência na historiografia da educação associado à sua atuação na educação matemática no Instituto de Educação do Rio de Janeiro e pelo seu pioneirismo na teleducação, apesar de haver poucas informações sobre sua biografia. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo traçar a trajetória dessa professora, identificando suas contribuições, seus deslocamentos geográficos/institucionais/temáticos e suas redes de relação. Para tanto, operamos a partir dos vestígios, seguindo o fio de seu nome, com base em Ginzburg e Poni, além da noção de redes, apresentada por Fuchs. Enquanto fonte, mobilizamos principalmente os periódicos disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira como forma de identificar os deslocamentos de Alfredina de Paiva e suas conexões. Também fizemos uso de revistas pedagógicas, registros cartorários e manuais pedagógicos disponíveis em diferentes acervos. Entre os resultados, pudemos rastrear as vinculações institucionais e diferentes áreas a que se dedicou ao longo de sua trajetória, algumas pouco conhecidas ou discutidas, como a sua atuação na Associação Brasileira de Educação, no Colégio Paiva e Souza e suas vinculações a grupos católicos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rafaela Silva Rabelo, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (20160 com Estágio de Pesquisa no Teachers College/Columbia University (2014). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2010).

Denis Herbert de Almeida, Universidade Federal de São Paulo - Faculdades Metropolitanas Unidas

Mestre em Ciências pelo Programa de Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atuou como pesquisador do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (Ghemat).

Références

ALMEIDA, Denis Herbert de. A matemática na formação do professor primário nos Institutos de Educação de São Paulo e Rio de Janeiro (1932-1938). 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2013.

ALMEIDA, Denis Herbert; RABELO, Rafaela Silva. Alfredina de Paiva e Souza: Vestígios da Trajetória de uma Educadora Matemática. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo, SBEM-Unicsul, 2016. p. 1-11.

BARREIRA, Luiz Carlos. Everardo Adolpho Backheuser. In: FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque; BRITTO, Jader de Medeiros (orgs.). Dicionário de educadores no Brasil: da colônia aos dias atuais. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/MEC-Inep-Comped, 2002. p. 332-338.

CARDOSO, Silmara de Fátima. “Viajar é ser autor de muitas histórias”: experiências de formação e narrativas educacionais de professores brasileiros em viagem aos Estados Unidos (1929 – 1935). 2015. 236 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

CONCEIÇÃO, Cíntia Nascimento de Oliveira. Pioneiros da Teleducação na Guanabara: a Televisão Educativa na Perspectiva das Experiências Pioneiras de Teleducação e Formação de Professores e Profissionais do Instituto de Educação do Estado da Guanabara e da Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa (1960 - 1975). 2016. 196f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2016.

FUCHS, Eckhardt. Networks and the History of Education, Paedagogica Historica, v. 43, n. 2, p. 185-197, 2007.

GINZBURG, Carlo. Morelli, Freud and Sherlock Holme: Clues and Scientific Method. History Workshop, n. 9, p. 5-36, 1980.

GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

GINZBURG, Carlo; PONI, Carlo. O nome e o como. Troca desigual e mercado historiográfico. In: GINZBURG, Carlo; CASTELNUOVO, Enrico; PONI, Carlo. (Org.). A Micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1989. p. 169-178.

GONÇALVES, Mauro Castilho. A Cruzada Pedagógica pela Escola Nova e ação do professorado católico do Rio de Janeiro (final da década de 1920). Educação Unisinos, v. 22, n. 3, p. 279-287, 2018.

LEMME, Paschoal. Paschoal Leme: Memórias de um Educador. Brasília: Inep, 2004.

MADEIRA, Vicente de Paulo Carvalho. Helder Pessoa Câmara. In: FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque; BRITTO, Jader de Medeiros (orgs.). Dicionário de educadores no Brasil: da colônia aos dias atuais. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/MEC-Inep-Comped, 2002. p. 441-450.

MARQUES, Josiane Acácia de Oliveira. Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de Escola Nova. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2013.

SANTOS, Janine Garcia dos. Nossa aritmética: uma proposta de livro de exercícios nos anos 1930. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo, SBEM-Unicsul, 2016. p. 1-10.

SILVEIRA, Alfredo Balthazar da. História do Instituto de Educação. Secretaria Geral de Educação e Cultura. Rio de Janeiro: Prefeitura do Distrito Federal, 1954.

RABELO, Rafaela Silva. Destinos e trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960). 2016. 286f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

VIDAL, Diana Gonçalves. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001.

VIDAL, Diana Gonçalves; VICENTINI, Paula Perin (Org.). Mulheres inovadoras no ensino (São Paulo, séculos XIX e XX). Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.

Fontes:

EDUCAÇÃO, n. 95-97, set. 1967.

FAGUNDES, Abel. Acêrca de livros. Revista do Ensino, ano XII, n. 149-151, abr.-jun. 1938.

Ficha funcional de Alfredina de Paiva e Souza. CEMI/ISERJ.

Ficha “Vida Escolar” de Alfredina de Paiva e Souza. Faculdade Nacional de Filosofia. Distrito Federal, 1939. BR UFRJ FE PROEDES.

SOUZA, Alfredina de Paiva e. O ensino de Matemática na escola primária. Arquivos do Instituto de Educação, v. I, n. 2, p. 181-222, 1936.

______. Cálculo. Arquivos do Instituto de Educação, v. I, n. 3, p. 323-327, 1937.

______. Nossa Aritmética 3º. Ano. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1937. CPP/Instituto de Estudos Educacionais Sud Mennucci.

______. A matemática na escola primária: divisão. Rio de Janeiro: Oficina Gráfica Renato Americano, 1938.

______. O ensino do Cálculo na Escola Primária: Problemas metodológicos. Rio de Janeiro: Imp. No Est. Gráfico “Apollo”, [194-?].

______. Metodologia do Cálculo. Revista de Educação Pública, p. 604-620, out./dez. 1943.

______. Aprendizagem das operações fundamentais. Revista do Ensino, Rio Grande do Sul, Livraria do Globo, n. 37, abr. 1956a.

______. Metodologia da Matemática no Curso Primário: Problemas na vida e na Escola. Revista do Ensino, Rio Grande do Sul: Livraria do Globo, n. 36, mar. 1956b.

______. Metodologia da Matemática no Curso Primário: I - Aprendizagem das operações fundamentais. Revista do Ensino, Rio Grande do Sul: Livraria do Globo, n. 38, mai./jun. 1956c.

______. Metodologia da Matemática no Curso Primário: II – Aprendizagem das operações fundamentais. Revista do Ensino, Rio Grande do Sul: Livraria do Globo, n. 39, ago. 1956d.

______. O problema dos problemas. Revista do Ensino, Rio Grande do Sul, mar. 1958.

______. Aprendizagem da Numeração. Revista do Ensino, Rio Grande do Sul, mar. 1963.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-24

Comment citer

RABELO, R. S. .; ALMEIDA, D. H. de . Trajetória e contribuições de Alfredina de Paiva e Souza (1905-1999) na educação brasileira. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 1084–1103, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1084-1103. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10289. Acesso em: 18 juill. 2024.