Proposte
Lista di controllo per la predisposizione di una proposta
Durante la procedura di trasmissione di una proposta, gli autori devono verificare il rispetto dei seguenti requisiti; la submission potrebbe essere rifiutata se non aderisce a queste richieste.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
Artigos
Na seção Artigos, são publicados resultados de pesquisas empíricas, ou de caráter epistemológico e teórico-metodológico. Excepcionalmente, a RBPAB aceita um artigo anteriormente publicado, desde que seja em revistas, ou outros suportes, com pouca circulação no Brasil, e que contribua, efetivamente, com as discussões realizadas no âmbito da pesquisa (auto)biográfica em Educação e suas implicações para essa área de produção de conhecimentos.
Ensaios
Na seção Ensaios, aceitam-se trabalhos que focalizem o campo da pesquisa (auto)biográfica, que sugiram problematizações pertinentes a domínios tais como memória, história oral, histórias de vida, práticas de formação, que embora não resultem obrigatoriamente de pesquisas no domínio da pesquisa (auto)biográfica em Educação, contribuam para o avanços da reflexão nessa área de pesquisa.
Dossiê
Os Dossiês são submetidos mediante Edital próprio. A proposta das temática e artigos do Dossiê devem versar sobre assuntos de interesse para a pesquisa (auto)biográfica em Educação, e apresentar desdobramentos importantes para a pesquisa educacional em suas mais diversas vertentes.
Entrevistas
A seção Entrevistas concerne à interlocução com pesquisadores de projeção nacional e/ou internacional, e tem como propósito veicular discussões e reflexões atuais e pertinentes à produção científica na área.
Documentos
A seção Documentos é um espaço destinado à publicação de documentos históricos e/ou atuais, de interesse para a produção do conhecimento e a vida associativa.
Resenhas
As Resenhas têm em vista a socialização e síntese de livros, coletâneas, dicionários especializados, e demais obras que expressem posicionamentos sobre temáticas contemporâneas no domínio dos estudos (auto)biográficos.
Resumos de Teses e Dissertações
Os Resumos de Teses e Dissertações visam à socialização de trabalhos acadêmicos-científico, realizados em universidades brasileiras e de outros países que, ancorados na pesquisa (auto)biográfica em Educação, contribuam para sua consolidação no Brasil e ampliação de seu escopo em nível internacional.
Os trabalhos propostos à RBPAB devem ser enviados pela Plataforma SEER, preenchendo-se o formulário e observando-se às normas disponíveis no sistema de submissão.
Pareceristas 2020
Pareceristas 2020 RBPAB
Pareceristas 2021
Lista dos avaliadores ad hoc 2021
Histórias e Memórias
Publicação de documentos e testemunhos relacionados ao movimento (auto)biográfico no Brasil e em parcerias internacionais com associações da área.
Dossiê Automedialidades: práticas (auto)formativas de criação estética
A noção de automedialidade, concebida no campo dos estudos literários e estéticos, traz para a pesquisa (auto)biográfica uma renovação fecunda ao ampliar para além da palavra (grafia) a outras modalidades de mediações entre o si mesmo (autos) e a vida (bios). A ênfase recai sobre a materialidade do meio (medium) - sons, acordes, gestos, palavras, materiais (tecido, barro, ferro, papel...), gráficos, cores, imagens... - em que o ser humano imprime o gesto de sua criação estética, ao mesmo tempo que o meio imprime, por sua vez, as suas marcas no ser humano. Neste sentido, a materialidade do meio já não é entendida apenas como um instrumento de expressão do ser, mas como mediadora de sua humanização, ou seja, de subjetivação e socialização. O apelo a contribuições para este dossier visa interpelar, por um lado, as práticas artísticas, estéticas, literárias, digitais... através das quais o sujeito transfigura a vida, ele próprio e o outro, em (auto)narrações plásticas, musicais, visuais, digitais, fotográficas, gestuais, cenográficas... Por outro lado, espera-se também contar com estudos que considerem as práticas automediais como uma abertura para a formação estética, ética e política ao longo da vida. A grande contribuição deste dossier é dar o primeiro passo para a automedalidade, entendida como um eixo fundante da investigação (auto)biográfica em educação.
Dossiê Literatura/Autobiografia: entre objetos, pessoas, acontecimentos e conhecimentos
Literatura/Autobiografia, palavras unidas pelo sinal gráfico de barra oblíqua, é um indicativo do desejo nesse dossiê de incentivar a mobilização na escrita e na configuração dos temas dos artigos de certo tipo de entendimento dos espaços literário e autobiográfico, mostrando a transitividade e intercambio de sentidos. Nessa medida, espera-se tratar de forma teórica e em estudos específicos, fundamentados em autores dos campos literário, artístico, humanístico, educacional e dos estudos sócio-históricos, de temas pertinentes às especificidades e possibilidades de se constituir compreensão, comentários, contrapontos, invenções acerca da experiência vivida acionando a expressão ficcional. O dossiê irá acolhera artigos com temas concernentes às relações entre literatura, autobiografia e história. Objetiva-se explorar as proximidades entre os escritos autobiográficos e literários de modo a fazer valer essa potência para pensar sobre narrativas, memórias, objetos, pessoas e acontecimentos associados às marcas sociais de gênero e sexualidade, situações geracionais e histórico-culturais, vivências de classificação e desclassificação social, as quais nos levam a experiências de desamparo, sofrimento, resistência e ao contrário permitem construir novos saberes por meio do diálogo com os entendimentos e conhecimentos já constituídos.
Dossiê Narrativas, Oralidades e Contação de Histórias
O presente dossiê tem como finalidade reunir artigos que explorem a intrincada teia que conecta as pesquisas (auto)biográficas à rica tradição das Narrativas, das Oralidades e da Contação de Histórias. Para isso, receberá trabalhos de pesquisadores de áreas distintas, interessados na investigação das complexas interações entre as histórias de vida, seus dispositivos de coleta de dados e o intercâmbio entre os saberes que essas histórias possam promover com o conhecimento acadêmico, em especial as narrativas coletivas, oriundas principalmente de vozes subalternizadas, considerando diferentes perspectivas e contextos culturais. Do mesmo modo, serão acolhidos trabalhos voltados para pesquisas com foco na preservação da memória cultural e na construção de identidades pessoais e coletivas por meio das Narrativas, centradas no papel das tradições e da cultura na transmissão das Poéticas Orais, bem como na influência das práticas de Contação de Histórias quando voltadas para a preservação da cultura e da tradição.
Pareceristas 2023
Avaliadores ad hoc 2023, v. 8, 2023.
Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica
O dossiê busca problematizar questões sobre a democracia nas sociedades ocidentais e os modos como os sujeitos se organizam e produzem a si mesmos em relação as estruturas de poder, o que provoca novos olhares sobre as conjunturas sociais, econômicas, ambientais, culturais, religiosas e políticas, provocadoras de experiências vivenciadas em novos horizontes (auto)biográficos e suas contribuições para o campo educacional e para além dele, num diálogo em rede, propiciado pelos avanços epistêmico-políticos do campo para os domínios da formação, da pesquisa e da intervenção social.
Informativa sulla privacy
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.