Soumissions
Liste de vérification de la soumission
Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
Artigos
Na seção Artigos, são publicados resultados de pesquisas empíricas, ou de caráter epistemológico e teórico-metodológico. Excepcionalmente, a RBPAB aceita um artigo anteriormente publicado, desde que seja em revistas, ou outros suportes, com pouca circulação no Brasil, e que contribua, efetivamente, com as discussões realizadas no âmbito da pesquisa (auto)biográfica em Educação e suas implicações para essa área de produção de conhecimentos.
Ensaios
Na seção Ensaios, aceitam-se trabalhos que focalizem o campo da pesquisa (auto)biográfica, que sugiram problematizações pertinentes a domínios tais como memória, história oral, histórias de vida, práticas de formação, que embora não resultem obrigatoriamente de pesquisas no domínio da pesquisa (auto)biográfica em Educação, contribuam para o avanços da reflexão nessa área de pesquisa.
Dossiê
Os Dossiês são submetidos mediante Edital próprio. A proposta das temática e artigos do Dossiê devem versar sobre assuntos de interesse para a pesquisa (auto)biográfica em Educação, e apresentar desdobramentos importantes para a pesquisa educacional em suas mais diversas vertentes.
Entrevistas
A seção Entrevistas concerne à interlocução com pesquisadores de projeção nacional e/ou internacional, e tem como propósito veicular discussões e reflexões atuais e pertinentes à produção científica na área.
Documentos
A seção Documentos é um espaço destinado à publicação de documentos históricos e/ou atuais, de interesse para a produção do conhecimento e a vida associativa.
Resenhas
As Resenhas têm em vista a socialização e síntese de livros, coletâneas, dicionários especializados, e demais obras que expressem posicionamentos sobre temáticas contemporâneas no domínio dos estudos (auto)biográficos.
Resumos de Teses e Dissertações
Os Resumos de Teses e Dissertações visam à socialização de trabalhos acadêmicos-científico, realizados em universidades brasileiras e de outros países que, ancorados na pesquisa (auto)biográfica em Educação, contribuam para sua consolidação no Brasil e ampliação de seu escopo em nível internacional.
Os trabalhos propostos à RBPAB devem ser enviados pela Plataforma SEER, preenchendo-se o formulário e observando-se às normas disponíveis no sistema de submissão.
Pareceristas 2020
Pareceristas 2020 RBPAB
Pareceristas 2021
Lista dos avaliadores ad hoc 2021
Histórias e Memórias
Publicação de documentos e testemunhos relacionados ao movimento (auto)biográfico no Brasil e em parcerias internacionais com associações da área.
Dossiê Automedialidades: práticas (auto)formativas de criação estética
La notion d'automédialité, conçue dans le champ des études littéraires et esthétiques, apporte à la recherche (auto)biographique un renouvellement fécond, en étendant au-delà du mot (graphie) d'autres modalités de médiation entre le soi-même (autos) et la vie (bios). L'accent est mis sur la matérialité du medium - sons, accords, gestes, mots, matière (tissu, argile, fer, papier...), graphismes, couleurs, images... - sur lequel l'humain imprime le geste de sa création esthétique, en même temps que le médium imprime, à son tour, ses marques sur l'humain. Dans ce sens, la materialité du support n'est plus comprise uniquement comme un instrument d'expression de l'être, mais comme un médiatrice de son humanisation, soit de sa subjectivation et socialisation. L´appel à des contributions à ce dossier visent à interroger, d´une part, les pratiques artistiques, esthétiques, littéraires, numériques par lesquelles le sujet transfigure la vie, lui-même et l'autre dans des (auto)récits plastiques, musicaux, visuels, numériques, photographiques, gestuels, scéniques... D´autre part, on espère compter également sur des études qui considèrent les pratiques automédiales comme une ouverture pour la formation esthétique, éthique et politique à l'école et tout au long de la vie. Le grand apport de ce dossier est de donner le premier pas vers l'automédialité vue comme un axe fructueux de la recherche (auto)biographique en éducation.
Dossiê Literatura/Autobiografia: entre objetos, pessoas, acontecimentos e conhecimentos
Literatura/Autobiografia, palavras unidas pelo sinal gráfico de barra oblíqua, é um indicativo do desejo nesse dossiê de incentivar a mobilização na escrita e na configuração dos temas dos artigos de certo tipo de entendimento dos espaços literário e autobiográfico, mostrando a transitividade e intercambio de sentidos. Nessa medida, espera-se tratar de forma teórica e em estudos específicos, fundamentados em autores dos campos literário, artístico, humanístico, educacional e dos estudos sócio-históricos, de temas pertinentes às especificidades e possibilidades de se constituir compreensão, comentários, contrapontos, invenções acerca da experiência vivida acionando a expressão ficcional. O dossiê irá acolhera artigos com temas concernentes às relações entre literatura, autobiografia e história. Objetiva-se explorar as proximidades entre os escritos autobiográficos e literários de modo a fazer valer essa potência para pensar sobre narrativas, memórias, objetos, pessoas e acontecimentos associados às marcas sociais de gênero e sexualidade, situações geracionais e histórico-culturais, vivências de classificação e desclassificação social, as quais nos levam a experiências de desamparo, sofrimento, resistência e ao contrário permitem construir novos saberes por meio do diálogo com os entendimentos e conhecimentos já constituídos.
Dossiê Narrativas, Oralidades e Contação de Histórias
L'objectif de ce dossier est de rassembler des articles qui explorent le réseau complexe qui relie la recherche (auto)biographique à la riche tradition des récits, des oralités et des histoires. À cette fin, il recevra des articles de chercheurs de différents domaines intéressés par l'étude des interactions complexes entre les récits de vie, leurs dispositifs de collecte de données et l'échange entre les connaissances que ces récits peuvent promouvoir et les connaissances académiques, en particulier les récits collectifs, principalement à partir de voix subalternes, en tenant compte de différentes perspectives et contextes culturels. De même, nous accueillerons favorablement les recherches axées sur la préservation de la mémoire culturelle et la construction d'identités personnelles et collectives à travers les récits, centrées sur le rôle des traditions et de la culture dans la transmission de la poétique orale, ainsi que sur l'influence des pratiques de narration lorsqu'elles sont axées sur la préservation de la culture et de la tradition.
Pareceristas 2023
Avaliadores ad hoc 2023, v. 8, 2023.
Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica
O dossiê busca problematizar questões sobre a democracia nas sociedades ocidentais e os modos como os sujeitos se organizam e produzem a si mesmos em relação as estruturas de poder, o que provoca novos olhares sobre as conjunturas sociais, econômicas, ambientais, culturais, religiosas e políticas, provocadoras de experiências vivenciadas em novos horizontes (auto)biográficos e suas contribuições para o campo educacional e para além dele, num diálogo em rede, propiciado pelos avanços epistêmico-políticos do campo para os domínios da formação, da pesquisa e da intervenção social.
Déclaration de confidentialité
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.