A memória de futuro e o ato de narrar como princípio constitutivo do sujeito professor

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DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p685-701

Mots-clés :

Memória de futuro, Relações dialógicas, Entrevista narrativa

Résumé

O presente artigo tem como forma de produção e análise de dados a entrevista narrativa de um professor da área de Linguagens do Instituto Federal de São Paulo, buscando na singularidade do discurso narrativo formas de identificar a constituição do sujeito professor, bem como as vozes sociais presentes em seu relato. Para isso, focaremos nossos estudos na filosofia da linguagem de Bakhtin e de seu Círculo, investigando a natureza social da linguagem, a questão das relações dialógicas, da memória de passado, presente e futuro, como forma de ressignificar o percurso do entrevistado, demonstrando que rever a própria história, trazendo-a à luz do pensamento presente, é uma forma autêntica de percepção das marcas constitutivas de nossa trajetória, sempre em embate com o outro e com as instituições.

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André Plez Silva, Universidade São Francisco

Mestre em Linguística pela Universidade de Franca. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus de São João da Boa Vista – professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Membro dos Grupos de pesquisa Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações: Letramento, Gêneros Textuais e Ensino (ALTER-LEGE) / e Teoria Crítica e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação (TCTCLAE), vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Milena Moretto, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Grupos de pesquisa: Relações de Ensino e Trabalho Docente da USF; Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações: Letramento, Gêneros Textuais e Ensino (ALTER-LEGE); Linguagem, Memória e Subjetividade da Universidade de São Paulo (USP).

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Publié-e

2021-09-07

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PLEZ SILVA, A. .; MORETTO, M. A memória de futuro e o ato de narrar como princípio constitutivo do sujeito professor . REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 685–701, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p685-701. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9945. Acesso em: 17 juill. 2024.