Narrativas autobiográficas em educação: percepções de uma professora-mãe sobre o autismo

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DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1828-1845

Mots-clés :

Narrativas autobiográficas, Autismo, Educação, Fenomenologia, Educação de sensibilidade

Résumé

Este texto é fruto de uma pesquisa de Mestrado defendida em 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEdu), Campus de Rondonópolis. O objetivo é narrar, de forma reflexiva e sensível, experiências de uma professora e mãe de uma criança com autismo, Geovanna, desde seu nascimento até os seis anos de idade, período em que finaliza o estudo. Apoia-se metodológica e epistemologicamente nas narrativas autobiográficas da professora e mãe da criança autista. O suporte teórico da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, além das contribuições sobre Educação de Sensibilidade de Marcos Ferreira-Santos e Rogério de Almeida permitem abordar as vicissitudes diante dos diagnósticos médicos contraditórios, os desafios da inclusão escolar, os processos terapêuticos e o brincar dessa criança. De forma conclusiva aponta para a necessidade de acreditar no potencial da pessoa autista em sua diferença, pois mesmo tendo outra forma de ser e estar no mundo, é uma pessoa que pode ir além daquilo que se espera.

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Simone de Paula Rocha Souza, Professora da Rede Pública Estadual de Mato Grosso no CEFAPRO Rondonópolis – Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação da Educação Básica.


Mestre em Educação pela UFMT/Rondonópolis. Professora da Rede Pública Estadual de Mato Grosso no CEFAPRO Rondonópolis – Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica.Vinculada aos grupos de pesquisa GEIJIC – Infância, Juventude e Cultura Contemporânea /PPGEdu-UFR e ao NEPEN – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCAR.

Elni Eliza Willims, UFMT/Instituto de Educação/DTFE

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UFMT, Campus de Rondonópolis. Membro dos Grupos de Pesquisa Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura); do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura), ambos da FE-USP; GEIJIC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Cultura Contemporânea, da UFMT/CUR) e também ao Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, GPEA, do PPGE/UFMT. Áreas de interesse e pesquisa: Educação, Educação Infantil, Autobiografia, Antropologia, Literatura, Guimarães Rosa, Arte e Educação. Brincar.

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Submetido em julho de 2020

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Publié-e

2020-12-29

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SOUZA, S. de P. R.; WILLIMS, E. E. Narrativas autobiográficas em educação: percepções de uma professora-mãe sobre o autismo. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1828–1845, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1828-1845. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9073. Acesso em: 22 nov. 2024.