Um olhar sobre o diário de Alfredo José Eichel – Colônia Malhada entre 1946 e 1954

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p626-641

Mots-clés :

História da educação matemática, Diário, Alfredo José Eichel, Saberes elementares matemáticos

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar, no contexto da história da educação matemática, os registros constantes do diário de Alfredo José Eichel, engenheiro civil e agrônomo nascido na Polônia que, aos trinta anos veio ao Brasil como turista, mas que, devido à Revolução de 1930, no Brasil, não conseguiu retornar ao país de origem. Fixando-se no município de São José dos Pinhais/Colônia Malhada, escreveu, entre 1946 e 1954, um diário, no qual anotou acontecimentos do seu cotidiano e da comunidade. Pesquisar o conteúdo desse diário possibilitou identificar, como categorias de análise, registros alusivos às profissões que exerceu, a acontecimentos domésticos e da comunidade, bem como ao uso dos saberes elementares matemáticos no cotidiano. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, apoiou-se na história cultural, fundamentando-se nos estudos de Bacellar (2005), Bardin (2016), Chartier (2002), Cunha (2013), Le Goff (1992), Vieira (2013) e Viñao Frago (2000), entre outros. A principal fonte documental foi o diário de Alfredo José Eichel. Os resultados possibilitaram constatar que as anotações do diário estudado fizeram parte de um contexto histórico local e singular, podendo-se afirmar que os saberes elementares matemáticos foram essenciais para a inserção e a compreensão de aspectos da realidade da época.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito. Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Mestre em Educação, Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Editora da Revista Diálogo Educacional, da PUCPR - A2.

Eunice de Fátima Ryndack, Colégio Estadual São Cristóvão

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (2001). Atualmente é QPM - quadro próprio do magistério - Colégio Estadual São Cristóvão. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Références

BACELLAR, Carlos. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKI, Carla Bassanezi. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BORBA, Francisco S. Dicionário UNESP do Português Contemporâneo. Curitiba: Piá, 2011.

BURKE, Peter. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales 1929 – 1989. Tradução de Nilo Odália. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.

CASA DA POLÔNIA. Economia da Polônia. Disponível em: <http://www.culturapolonesasp.com.br/index.php/site-map>. Acesso em: 20 jun. 18.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 2002.

COLNAGHI, Maria Cristina. São José dos Pinhais: a trajetória de uma cidade. Curitiba: Editora Prephacio, 1992.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Do coração à caneta: cartas e diários pessoais nas teias do vivido (décadas de 60 a 70 do século XX). História: Questões e Debates, Curitiba, n. 59. p. 115-142, jul./dez. 2013.

EICHEL, Alfredo José. [Carta] 29 dez. 1943, São José dos Pinhais [para] RIBAS, Manoel, Curitiba. 1f. Solicita data para festa na Colônia Murici e o comparecimento do interventor do Estado.

EICHEL, Alfredo José. [Diário pessoal]. 1946 – 1954, São José dos Pinhais.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 5. ed. rev. ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

HÉBRARD, Jean. A escolarização dos saberes elementares na época moderna. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 65- 190, 1990.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1992.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAROCHI, Maria Angélica. Imigrantes 1870 – 1950: os europeus em São José dos Pinhais. Curitiba: Travessa dos Editores, 2006.

MEMORIAL HISTÓRICO DA ESCOLA MUNICIPAL ALFREDO JOSÉ EICHEL. Colônia Malhada: [S.I.], 1985. Material datilografado.

MENDES, Iran Abreu. Números: o simbólico e o racional na história. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.

MICHAELIS. Moderno Dicionário de Língua Portuguesa. 2015. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/tiguera>. Acesso em: 11 jul. 18.

O DIA. Exoneração em massa de funcionários públicos. Curitiba, ano XXVII, n. 8626, p. 1, 10 fev. 1951. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx>. Acesso em: 30 out. 2017.

O DIA. O Paraná sem escolas. Curitiba, ano XXVII, n. 8642, p. 1º mar. 1951. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx>. Acesso em: 30 out. 2017.

O DIA. Lupion nos deu e Bento nos tirou. Curitiba, ano XXVII, n.8646, p. 3, 6 mar. 1951. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx>. Acesso em: 30 out. 2017.

PARANÁ. 1951. Mensagem apresentada pelo Governador do Estado à Assembleia Legislativa. Curitiba, 1951. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156765>. Acesso em: 30 out. 2017.

PINTO, Neusa Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues. (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas 1890 - 1970. São Paulo: Editora da Física, 2016.

SILVA, Irineu. História dos pesos e medidas. 2. ed. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2010.

TURBANSKI, Stanislaw. Murici: terra nossa. Vol. I. 1878-1978. Curitiba: AMARO, 1978.

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Instituições escolares: memória, fontes, arquivos e novas tecnologias. In: SILVA, João Carlos da; ORSO, Paulino José; CASTANHA, André Paulo; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. (Orgs.). História da educação: arquivos, instituições e memória histórica. Campinas, SP: Alínea, 2013. p. 65-77.

VIÑAO FRAGO, Antônio. Las autobiografias, memorias y diários como fuente histórico – educativa: tipologias y usos. Revista Teias, v. 1. n. 1, 2000. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23827>. Acesso em: 04 set. 2017.

Téléchargements

Publié-e

2019-06-20

Comment citer

VIEIRA, A. M. D. P.; RYNDACK, E. de F. Um olhar sobre o diário de Alfredo José Eichel – Colônia Malhada entre 1946 e 1954. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 626–641, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p626-641. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5531. Acesso em: 21 nov. 2024.