Cacimba de histórias: narrativas de vida em comunidades quilombolas do recôncavo baiano

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1191

Mots-clés :

Contadores de Histórias, Contos de Tradição Oral, Narrativas de vida, Mestres da Tradição Oral

Résumé

As reflexões aqui apresentadas se inserem como parte de um projeto de pesquisa desenvolvido em rede, intitulado Cacimba de histórias: vidas e saberes dos contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia. A questão norteadora que mobiliza a pesquisa está na busca de intercâmbios entre os saberes tradicionais e o conhecimento acadêmico relacionados aos repertórios e à performance das tradições orais e da cultura popular dos mestres e mestras, sujeitos participantes do estudo. O percurso metodológico tem envolvido: a) o estudo bibliográfico das principais obras de autores que discutem a formação do contador de histórias e a valorização das narrativas orais; b) a identificação dos Mestres e Mestras a partir das vivências e experiências realizadas por duas estudantes pesquisadoras, nativas e moradoras de cada comunidade pesquisada c) a realização da entrevista narrativa registrada em vídeo; d) a transcrição dos contos coletados. Os resultados, narrativas e reflexões em curso, nos permitem identificar uma ponte ancestral existente entre diferentes contextos e territórios afro-diaspóricos altamente ricos em tradição oral, como é o caso das comunidades quilombolas pesquisadas. Tanto em Acupe como em Ilha de Maré é visível a necessidade de preservar os repertórios da tradição oral de seus mestres, sob o risco de perda desses conhecimentos. Ao mesmo tempo, tal repertório é reconhecido pelos membros da comunidade e é tido como elemento fortalecedor e construtor de sua história, cultura e identidade social e ancestral.



Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Rita de Cássia Santos Barbosa, UNILAB

Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Università degli Studi di Padova. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Adjunta do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade (GEPILIS/UNILAB), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais (UEFS); do Grupo de Estudos, Pesquisas e Experimentações Educacionais - GEPEE (IAT/SEC).

Carla Verônica Albuquerque Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e professora credenciada do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (UNILAB). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Pós doutoranda (UCSAL), Doutora em Educação - Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL). Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior (UNEB). Pesquisadora dos Grupos: Família, (auto)biografia e poética da (UCSal), Psicanálise e Representações Sociais - Geppe-rs (UNEB) e Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada (Grupeafro/Unilab). Integrante do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (NEAABI/Unilab).

Elisabeth Lopes dos Santos, UNILAB

Graduanda em Pedagogia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); foi bolsista do projeto de pesquisa: Cacimba de Histórias: Encontros e Intercâmbios com os saberes dos contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia (PIBIC/FAPESB); integrante do Djumbai-Grupo de Pesquisa em Artes e Patrimônio cultural africanos e afrodiaspóricos; integrante do grupo de pesquisa GEPILIS - Grupo de Estudo, Extensão e Pesquisa Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade; integrante do grupo de pesquisa: Educação e Descolonização do currículo Escolar: Estudo sobre Processos Educacionais nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e no Recôncavo da Bahia, todos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Mayara Dias Gonçalves, UNILAB

Licencianda em Pedagogia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); É bolsista de iniciação científica PIBIC/FAPESB desde outubro de 2023. É integrante do Grupo de Estudo, Extensão e Pesquisa Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade (GEPILIS /UNILAB)

Références

ACEVEDO Marin, Rosa e CASTRO, Edna. No caminho das pedras do abacatal: experiência social de grupos negros no Pará. 2 ed. Belém: NAEA/UFPA, 2004.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BARBOSA, Joaquim Onésimo Ferreira. Narrativas orais: performance e memória. Manaus: UFAM, 2011.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

_____________Experiência e Pobreza. In: Obras Escolhidas I. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, SP: Ed. Brasiliense, 2012.

BISPO, Nêgo. Vida, memória e aprendizado quilombola. 2023. Disponível em: https://youtu.be/gLo9ZNdgJxw?si=ZHrNASO2Dz3pnIuL. Acesso em: 10/02/2024.

BISPO, Nêgo. Trajetórias. 2024. Disponível em: https://youtu.be/Tqt9BnrolFg?si=0lPK7vG6Hwh6kU06. Acesso em: 10/02/2024.

CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean, Pesquisa Narrativa: Experiências e História na Pesquisa Qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

FIAZ, Domingos. Acupe Minha Terra – 2ª edição – Santo Amaro da Purificação – Bahia, 2012.

HAMP TÉ B , A. A tradição viva. In: História Geral da África, I: metodologia e pré-história da África. 2.ed. Brasília, DF: UNESCO, 2010.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução: Pedrinho Guareschi. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

MOURA, J. F.; NACARATO, A. M. A entrevista narrativa: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, p. 15-30.jan./abr. 2017.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: revista do programa de Estudos Pós-Graduados de História, v.10, 1993, p. 7-28.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.pgedf.ufpr.br/memoria%20e%20identidadesocial%20A%20capraro%202.pdf. Acesso em: 05/02/ 2024

SANTOS, Elisabeth Lopes dos; BAPTISTA, Laércia Pereira; BARBOSA, Ana Rita de C. S.; SANTOS, Luciene Souza. Tradição oral e cultura popular a partir de contadores de histórias: iniciando o processo de escuta na comunidade quilombola da Ilha de Maré. In: LOPES, Rosemary (org). Múltiplas dimensões do debate educacional: relações com a interseccionalidade. Salvador: Secretaria de educação do Estado da Bahia: Grupo de Estudos, Pesquisas e Experimentações Educacionais – GEPEE – Instituto Anísio Teixeira, 2023, pp. 119-130.

TEDESCO, João Carlos. Nas cercanias da memória: temporalidade, experiência e narração. Caxias do Sul: EDUCS, 2004.

WALSH, Catherine. Pensamiento crítico y matriz (de) colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Abya-yala, 2005. p 13-35.

WEILL, Simone. A Condição Operária e outros Estudos sobre a Opressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-24

Comment citer

BARBOSA, A. R. de C. S.; ALMEIDA, C. V. A.; SANTOS, E. L. dos; GONÇALVES, M. D. Cacimba de histórias: narrativas de vida em comunidades quilombolas do recôncavo baiano. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1191, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1191. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20046. Acesso em: 15 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Narrativas, Oralidades e Contação de Histórias