Relatos (auto)biográficos de escritores e produção artístico-literária subterrânea
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1138Mots-clés :
Escritor, Pesquisa (auto)biográfica, Literaturas subterânneasRésumé
O objetivo deste artigo é discutir circuitos, suportes e identidades literárias, focando na identidade de escritor(a) de jovens artistas de Fortaleza (CE) cujo trabalho literário fazem circular em circuitos e suportes que estes(as) mesmos(as) produzem e publicizam, fazendo a literatura escorrer entre becos, ruas e bocas, para além do cânone escolar. Para tanto, utilizamo-nos de abordagem (auto)biográfica de modo a produzir a encenação de si de dois artistas de Fortaleza e sua relação com a literatura acentuando sua construção de si como escritor não legitimado pelas instâncias sociais oficiais. Os resultados mostram a maneira como os dois narradores dobram, desdobram e redobram o conceito de escritor/literatura a partir de uma relação intensa, amorosa, religiosa com a arte para além das instituições legitimadoras/mercadológicas da arte, produzindo e fazendo escorrer arte pela cidade. Como conclusão, percebemos que a literatura vive em seus fazeres, é viva e pulsante não como consumo apenas, mas como produção.
Téléchargements
Références
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Porto Alegre: Zouk, 2007.
CASTRO, Juan Carlos Pita. Devenir artiste, une enquete biografique. Paris: L’Harmattan, 2013.
CHARTIER, Roger. Du livre au lire. In: CHARTIER, Roger (dir). Pratiques de la lecture. Paris: Petite Biblioteque Payot, 2003. p. 81-118.
DELORY-MOMBERGER, Christine. De la recherché biographique en education: fondements, méthodes, pratiques. Paris: Téraèdre, 2014.
GUATTARI, Felix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 2012.
HEINICH, Nathalie. Être écrivain: création et identité. Paris: Editions La Découverte, 2000.
LAHIRE, Bernard. Dans les plis singuliers du social: Individu, institutions, socialisations, Paris: La Découverte, 2013.
MENGER, Pierre-Michel. Être artiste: oeuvrer dans l’incertitude. Paris: Al Dante/ Aka, 2012.
OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Formação-artista e territórios existenciais: biografização, escrita e experiência. 194 f. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação. Faculdade de Educação/UFC, Fortaleza, 2016.