Cartas do barítono Raimundo Pereira: potencialidades da escrita epistolar como fonte em estudos biográficos

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DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p677-691

Mots-clés :

Cartas, Fontes biográficas, Raimundo Pereira, Viagens

Résumé

Neste estudo propõe-se refletir sobre a escrita epistolar como um documento significativo nos estudos biográficos. Nessa perspectiva, foram mobilizadas quatro cartas escritas pelo cantor lírico Raimundo Pereira: missiva com datada em 06 de julho de 1983, dirigida ao Maestro Reginaldo Carvalho; carta publicada no Jornal do Brasil, coluna Correios, Caderno B Programas, em 27 de fevereiro de 1991; epístola para a mãe, datada de 26 de abril de 1993; e carta divulgada na coluna Opinião do Leitor, Jornal do Brasil, em 16 de outubro de 2000. Além das cartas escritas pelo barítono, também utilizamos uma correspondência sobre o artista, escrita por um leitor e veiculada no caderno B, coluna Cartas, Jornal do Brasil, em 08 de janeiro de 1993 e analisada conforme Mignot (2018). A documentação analisada para além da materialidade documental e conteúdo informativo, considerandou-se, a partir de Rocha (2021), a subjetividade e pessoalidade dos documentos resguardados em arquivos pessoais e familiares. Interrogou-se: quais as potencialidades da fonte epistolar na construção de um estudo biográfico? A análise permitiu reconhecer que as cartas se configuraram em documentos centrais, e situou as correspondências como substanciais para o estudo biográfico sobre barítono no que se refere as viagens, militância e expectativas.

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Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/Uerj, com período de estágio no exterior financiado pela Capes, realizado no programa de Pós-graduação em Memória e Crítica da Educação da Universidad Alcalá (Madri - Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Fez os cursos de especialização e graduação em Música no Conservatório Brasileiro de Música e licenciatura em Pedagogia na Universidade Nove de Julho. Foi membro da equipe que elaborou o currículo de Artes/Música da rede de escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Atuou como regente coral do sistema Petrobras (2008-2014), Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música. Hoje trabalha como avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação/Inep. É professor permanente de História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, instituição na qual atua como Coordenador do curso de graduação em Música. Líder do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus e Líder-adjunto do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Memória - Nehme. Desenvolve o projeto de pesquisa História da Educação Musical: sujeitos, instituições, impressos e práticas educativas.Desde 2013, desenvolve pesquisa sobre a impressa educativa musical ibero-americana em parceria com a Universidade de Alcalá (Madrid - Espanha) por meio do grupo Historia Social de la Cultura Escrita.É membro da equipe editorial dos seguintes periódicos: Revista Pesquisa e Música; Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; e Revista Linguagens, Educação e Sociedade. Apresentou trabalhos em eventos científicos internacionais no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia.

Marcia Pereira de Oliveira , Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – São Leopoldo (RS).

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Publié-e

2022-12-23

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DO MONTI, E. M. G.; OLIVEIRA , M. P. de . Cartas do barítono Raimundo Pereira: potencialidades da escrita epistolar como fonte em estudos biográficos. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 677–691, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p677-691. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15077. Acesso em: 21 nov. 2024.