(Auto)biografia e educação musical: produção de teses em educação, história e música entre os anos de 2015 e 2019
UFPI
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p207-223Palavras-chave:
Teses, (Auto)Biografia, História da Educação MusicalResumo
O presente artigo tem como objetivo conhecer as pesquisas (auto)biográficas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Educação, História e Música no Brasil. Para tanto, analisam-se teses finalizadas entre os anos de 2015 e 2019. A seleção foi feita por meio do catálogo de teses e dissertações da CAPES. Buscamos pelas palavras: (auto)biografia e música, história de vida e música, narrativas e música. Após a aplicação de diversos filtros, a amostra final deste artigo consiste em 16 teses. Para o desenvolvimento da análise de dados, foram selecionados os elementos abordados com mais constância entre os estudos. Os resultados apontam que as mulheres são maioria entre os autores, tanto das teses como dos textos de embasamento epistêmico-metodológico. Contudo, são minoria entre os sujeitos investigados. A maior parte dos trabalhos foi desenvolvida em PPGs do Sul. Identificou-se também que diferentes terminologias foram utilizadas para se referirem a procedimentos epistêmicos-metodológicos. Por meio da análise desses trabalhos, foi possível identificar que as pesquisas (auto)biográficas acolheram e valorizaram o conhecimento de diferentes pessoas e de diferentes contextos, buscando compreender seus processos de formação pessoal/profissional/musical.
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