Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p307-323Mots-clés :
Docência universitária, Ensino de filosofia, Pesquisa (auto)biográfica, Leitura filosóficaRésumé
O artigo tem como objetivo compreender as estratégias didáticas que professores de Filosofia desenvolvem na universidade. As discussões partem da compreensão de conceber que os professores da área de Filosofia habitam a profissão docente revelando práticas que emergem da relação com os estudantes e das tessituras peculiares do campo filosófico. O trabalho ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações temporais e situacionais consigo mesmo e com aqueles com quem se relaciona pedagogicamente durante a sua atuação profissional. O dispositivo de pesquisa utilizado foram as entrevistas narrativas, desenvolvidas com quatro professores que atuam nos cursos de licenciatura em Filosofia em duas universidade públicas do estado da Bahia; Os resultados apontaram que a docência universitária é singular em se considerando desafios que os professores vivenciam para tecer o ensino na área de Filosofia. Transversalizam, a prática de ensino, didáticas insurgentes, que emergem dos contextos cotidianos em que o ensino se efetiva, sobretudo com os desafios causados pela pandemia da Covid 19, em que o ensino remoto se fez necessário, bem como a preocupação com a formação de professores na especificidade do campo filosófico.
Téléchargements
Références
DELORY-MOMBERGER, C. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Tradução de Carlos Eduardo G. Braga, Maria da Conceição Passeggi e Nelson Patriota. Natal: EDUFRN, 2012
FABBRINI, R. N. O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento. Trans/Form/Ação, 2005, vol.28, no.1, p.7-27. ISSN 0101-3173
FAVARETTO, C. F. Notas sobre o ensino de filosofia. In: MUCHAIL, S. T. Filosofia e seu ensino. São Paulo: Educ, 1995, p.77-85.
FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.) O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 17-34.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GELAMO, R. P. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 178 p. ISBN 978-85-98605-95-1..
GRANGER, G. G. Por um conhecimento filosófico. Campinas: Papirus, 1989.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LYOTARD, J. F. O Pós-Moderno explicado às crianças. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
SILVA, F. O. da. Formação docente no PIBID: Temporalidades, Trajetórias e Constituição Identitária. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC - Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia. 2017b. 220fls.
SILVA, F. O. da. Tessituras constitutivas da abordagem (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa qualitativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2012960, p. 1-15, 2020. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 30. Mai. 2020.
SILVA, F. O.; OLIVEIRA, L. C. Ensino e aprendizagem de leitura na universidade: desafios da relação professor e estudante. Poíesis Pedagógica, Catalão -GO, v. 19, e-65470, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65740/37155 Acesso em 04 nov. 2021