Simplesmente Irani: narrativas de uma mulher afro-indígena
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p492-507Mots-clés :
Memórias; Afro-indígena; Narrativa autobiográfica.Résumé
O presente ensaio traz as memórias e (re)descobertas de uma mulher afro-indígena a partir do seu ingresso na universidade pública tendo como desdobramento a produção audiovisual de sua narrativa autobiográfica, o curta-metragem intitulado Simplesmente Irani. Além de descrever sua própria história a partir de suas vivências e quebrar estereótipos socialmente impostos, o curta-metragem produzido oportuniza a aplicabilidade das leis nº 10.639/03 e 11.645/08 que alteram a Lei nº 9.394/96 cujos parágrafos estabelecem as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nos currículos oficiais da maior parte da Educação Básica brasileira, onde as temáticas “História e Cultura Afro-Brasileira Africana e Indígena” deverão ser ministradas durante todo o ano letivo.
Téléchargements
Références
ADICHIE, Chimamanda. O perigo da história única. TED Ideas Worth Streading, 2009. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=pt-br>. Acesso em: 2 abr. 2021.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do mundo. Rio de Janeiro: Record, 2022.
ALVES, Nilda. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Teias. Rio de Janeiro: ano 4, nº 7-8, jan./dez. 2003. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23967/0. Acesso em: 2 abr. 2021.
ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SUSSUKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo (orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente - questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 160-179.
BANIWA, Gersem. É preciso superar a epistemologia colonial. Jornal da Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiás, 28 jul. 2017, Notícias, p.1. Disponível em: <https://www.ufg.br/n/99084-e-preciso-superar-a-epistemologia-colonial-diz-gersem-baniwa>. Acesso em: 23 maio 2022.
BARATA, Denise. Permanências e deslocamentos das matrizes arcaicas africanas no samba carioca. XXV Congresso brasileiro de ciências da comunicação, 25ª ed., Salvador. 2002, Salvador. Anais XXV CBCC. Salvador: CBCC, 2002. p. 1-17.
BRASIL. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 dez. 2021.
BRITO, Aline Regina Cardozo de. Trajetórias de mulheres negras: traduções transatlânticas entre mares e Marés. 2021. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
CAMPOS, Yussef Daibert Salomão de. O patrimônio cultural e o protagonismo indígena na Constituinte de 1987/88. Entrevista com Ailton Krenak. Horizontes Antropológicos [Online], 51 | 2018. Disponível em: http://journals.openedition.org/horizontes/2338. Acesso em: consultado o 22 maio 2021.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
COLLINS, Patrícia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 99-127, jan./abr. 2016. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/se/a/MZ8tzzsGrvmFTKFqr6GLVMn/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 20 dez. 2021.
COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.
CRENSHAW, Kimberle Williams. A intersecionalidade na discriminação de raça e gênero. In: VV.AA. Cruzamento: raça e gênero. Brasília: Unifem, 2004. Disponível em: <https://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/09/Kimberle-Crenshaw.pdf >. Acesso em: 1º abr. 2020.
DAVIS, Ângela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo Editorial. 2016.
FANON. Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FANON. Frantz. Os condenados da terra. Tradução Eunice Albergaria Rocha e Lucy Magalhães. Juiz de Fora: 3ª reimpressão. Ed. UFJF, 2015.
FREIRE, José Ribamar Bessa. Cinco ideias equivocadas sobre o índio. Revista Ensaios e Pesquisa em Educação, v. 01, n. 2, p. 1-21 , 2016. Disponível em: <https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2534828/mod_resource/content/1/Cinco%20ideias%20equivocadas%20sobre%20o%20indio%20.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2021.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes – Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.
GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: CANDAU, Vera; MOREIRA, Antônio Flávio. Multiculturalismo. 8ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011. p. 67-89.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2017.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. In: RIOS, Flavia; LIMA, Márcia (Orgs). Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. p. 139-150.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
KAMBEBA, Márcia Wayna. O lugar do saber [recurso eletrônico]. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação – episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LOURENÇO, Luiz Augusto Ferreira. Cartografias da decolonialidade: o ensino de geografia no bairro Maré. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 77-89, jul./dez. 2017. Disponível em: < https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/index>. Acesso em: 9 jan. 2021.
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MIGLIORIN, Cezar et al. Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos. Niterói: Editora da UFF, 2014.
NATIVIDADE, Lindinalvo. O Discurso Pedagógico na prática da Capoeira. Teias. v. 12. n. 26, p. 171-180, set./dez. 2011. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24218/17197>. Acesso em: 20 dez. 2021.
COUTINHO, Eduardo. O cinema documentário e a escuta sensível da alteridade. In: OHATA, Milton (org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 21 e 47.
OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de. História, memória e a construção de enunciados: algumas reflexões teóricas. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, FFLCH USP, XXVI Anais, p. 1-15, julho 2011. Disponível em: <https://anpuh.org.br/index.php/documentos/anais/category-items/1-anais-simposios-anpuh/32-snh26>. Acesso em: 21 dez. 2021.
OLIVEIRA, Danielle Christina do Nascimento. Meu cabelo não é só estética, é também política: os movimentos sociais e as narrativas visuais. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 8, n. 20, p. 217-230, out. 2016. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/%20article/view/18>. Acesso em: 10 fev. 2020.
OLIVEIRA, Danielle Christina do Nascimento. Sobre a tessitura de redes de afetos: diálogos com mulheres negras da Baixada Fluminense. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
PAIVA, Élica. A narrativa de quem ensina a contar histórias. [Entrevista concedida a] Avoador, jornalismo com profundidade. Avoador: Papo aberto, Bahia, s/p, maio, 2018.
PASSOS, Mailsa Carla Pinto. Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação. Educar em Revista. Curitiba: Editora UFPR, n. 51, p. 227-242, jan./mar. 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/er/a/G7jDC5FW8qxVFVxPXT5HyQj/?lang=pt >. Acesso em 15 dez. 2021.
REDES DA MARÉ. Censo de Empreendimentos Econômicos da Maré. Rio de Janeiro: Observatório de Favelas, 2014.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2017.
SANTOS, Carolina da Costa. O(s) nós das redes de conhecimentos e subjetividades: entre possibilidades de fiar narrativas e literatura brasileira. In: VI Seminário Internacional – As redes educativas e as tecnologias, 6ª ed., 2011, Rio de Janeiro, Anais... p. 1-13, VI Seminário Redes. Rio de Janeiro: UERJ, 2011.
SANTOS, Sônia Beatriz dos. Feminismo negro diaspórico. Revista Gênero, Niterói: UFF, n. 1, v. 8, p. 11-26, 2007. Disponível em: http://www.revistagenero.uff.br/index.php/revistagenero/article/view/157. Acesso em: 30 mar. 2019.
SIMPLESMENTE IRANI. Direção de Aline Brito e Danielle Oliveira. Rio de Janeiro: curta, Festival 8º curta na Uerj, 2019. Disponível em: <https://youtu.be/Q9JQyrdwEDw>. Acesso em: 3 fev. 2020.
SODRÉ, Muniz. O Terreiro e a Cidade: a forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Imago; Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2002.
SOUZA, Elizeu Clementino de; PASSEGGI, Maria da Conceição; VICENTIN, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista. [online]. vol.27, n.1, p. 369-386, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017.
XAVIER, Maria Aparecida de Sá. Territorialidades e identidades para construção de uma horizontalidade na promoção da saúde: alguns apontamentos críticos. In: I Simpósio Internacional sobre Território e Promoção da Saúde, 1ª ed., 2012, Uberlândia. Anais.... Uberlândia: SIS, 2012. p. 1010-1019.