Memórias de uma militante amazônida

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p807-819

Mots-clés :

Histórias de vida, Formação, Militância

Résumé

O Texto pretende responder os seguintes questionamentos: Como me tornei professora? Como me tornei militante em defesa da escola pública? Como me tornei mulher que lutou e luta para manter-se autônoma, livre sem perder a feminilidade e a capacidade de me emocionar com o aprendizado constante que a vida me deu? Como me tornei esta mulher que luta por uma sociedade mais igualitária? Qual é o lugar em que me encontro? Que caminhos trilhei para chegar até aqui? Por que fiz determinadas escolhas? Narro a trajetória mostrando como me constituiu professora, mulher e militante, evidenciando que é um momento reflexivo, embasado na práxis que desenvolvi no processo de ensinar. Ao estabelecer as conexões nesta trajetória evidenciei os caminhos que trilhei e o porquê de determinadas escolhas. Mostrei as contradições, as relações entre as partes, a ligação com o todo e as mediações feitas no processo de ser professora/educadora. Como sempre registrei os momentos marcantes da minha existência, a análise foi efetivada a partir destes documentos. O que era conveniência passou a ser escolha, eu queria ser professora, militante política e uma mulher engajada na luta por liberdade, tanto pessoal como coletiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora titular da UFAM. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Educação.

Références

ALVES, Alvaro Marcel. O método materialista histórico dialético: alguns apontamentos sobre a subjetividade. Revista de Psicologia da UNESP, v. 9, n. 1, p. 1-13, 2017.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? São Paulo: Cortez, 1995.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. História oral, v. 6, p. 9-25, 2003.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

JELIN, Elizabeth. De qué hablamos cuando hablamos de memorias: los trabajos de la memoria, p. 1-17, 2001.

LANE, Sílvia. O homem em movimento. São Paulo: Cortez, 1989.

LENIN, Vladimir Llitch. Que Fazer? Problemas Candentes do Nosso Movimento. São Paulo: Arte Popular, 2010.

MALLMANN, Maria Izabel. Os ganhos da década perdida: democracia e diplomacia regional na América Latina. Edipucrs, 2008.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos e Filosóficos. São Paulo: Boi tempo, 2004.

MOSCOVICI, Serge. A Representação Social da Psicanálise. São Paulo: Zahar, 1978.

MOURÃO DIEDERICHS, Arminda. O movimento de professores de 1º e 2º graus: uma análise crítica. Manaus: EDUA, 1998.

MOURÃO, Arminda Rachel Botelho; ALMEIDA, Carlos Augusto Gomes. O Espaço Público no Imperialismo do Século XXI. In: Heloisa da Silva Borges; Waldemar Moura Vilhena Júnior. (Org.). Educação do campo e as políticas sociais públicas. Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2015, v. 1, p. 61-86.

NERUDA, Pablo. Confesso que vivi: Memórias. São Paulo: Difel, 1982.

PIRES, ELAINE. A escola no período dos exames de admissão ao ginásio: memórias do secundário. Anais... 30º Simpósio Nacional de História. Recife: ANPUH, 2019.

WILLIAN, Wagner. O soldado absoluto: uma biografia do Marechal Henrique Lott. 2ª edição. Rio de Janeiro: 2006.

Téléchargements

Publié-e

2021-09-07

Comment citer

MOURÃO, A. R. B. Memórias de uma militante amazônida. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 807–819, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p807-819. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10583. Acesso em: 21 nov. 2024.