A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p145-161Mots-clés :
Análise textual discursiva, Metodologia de análise, História de vidaRésumé
A abordagem metodológica com histórias de vida tem sido utilizada na pesquisa educacional. Este estudo investiga como a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Morais e Galiazzi (2016), corrobora a compreensão e a interpretação das histórias de vida dos sujeitos. Fez-se necessário caracterizar as etapas do ciclo de análise da ATD, exemplificando-as com dados de pesquisa de mestrado (AUTOR, 2018). Direciona-se pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que a ATD se adequa à análise de narrativas (auto)biográficas, por orientar o reconhecimento de significados, a organização em torno de categorias e a auto-organização textual, que comunica os resultados da pesquisa.
Téléchargements
Références
ABRAÃO, Maria Helena Menna-Barreto. (Auto)biográfico, um método possível de pesquisa? In: PASSEGGI, Maria da Conceição. VICENTINI, Paula Perin. SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). Pesquisa (auto)biográfica: narrativas de si e formação. Curitiba: CRV, 2013. p. 7-15.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagem metodológica na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5JPSdp5W75LB3cZW9C3Bk9c/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2021.
JOSSO, Marie-Christine. A metanoia: um processo biográfico de mudança de paradigma. In: ABRAÃO, Maria Helena Menna-Barreto [org]. A nova aventura (auto)biográfica: tomo III. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 5980-6612. Disponível em https://amz.onl/gVGijU7. Acesso em: 3 ago. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias de sua vida. In: NÓVOA, Antônio. (Org). Vida de professores. Portugal: Porto, 2015. p. 11-30.
RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1976.
ROCHA, Sueli Rodrigues da. Narrativas de si: memórias entrecruzadas da pós-graduação e da prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa e Literatura. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.