A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p145-161

Palabras clave:

Análise textual discursiva, Metodologia de análise, História de vida

Resumen

El enfoque metodológico con historias de vida ha sido utilizado en la investigación educativa. Este estudio investiga cómo el análisis textual discursivo (ATD), desarrollado por Morais y Galiazzi (2016), corrobora la comprensión y la interpretación de las historias de vida de los sujetos. Se hizo necesario caracterizar las etapas del ciclo de análisis de la ATD, ejemplificándolas con datos de investigación de maestria (AUTOR, 2018). Se dirige por el enfoque cualitativo. Se concluyó que la ATD se adecua al análisis de narrativas (auto) biográficas, por orientar el reconocimiento de significados, la organización en torno a categorías y la auto-organización textual, que comunica los resultados de la investigación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sueli Rodrigues da Rocha, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Especialização em Coordenação Pedagógica pela mesma universidade (2013) e Mestrado em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) (2018). Exerce o cargo de Professora  do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino da Língua Portuguesa e Literatura. Desenvolve pesquisas a partir de histórias de vida desde 2018. É membro do Núcleo de Pesquisa em Educação - NUPED/IFRN.

Ana Lúcia Sarmento Henrique, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora lotada no Campus Natal Zona Leste do IFRN. Doutora em Educação pela Universidade Complutense de Madrid, licenciada (1983) e mestre (1996) em Letras pela UFRN. Atuou  naelaboração de material didático para o curso Técnico de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (presencial e a distância). Atuou como professora na especialização do Proeja (2008, 2009 e 2010), no Curso de Aperfeiçoamento de Professores do Município (2009, 2010 e 2011) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. É membro do Núcleo de Pesquisa em Educação - NUPED/IFRN.

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Estudos da Linguagem (1996) e doutorado em Educação (2002) pela mesma universidade. Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP).  É editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT/IFRN. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação. É membro do Núcleo de Pesquisa em Educação - NUPED/IFRN.

Citas

ABRAÃO, Maria Helena Menna-Barreto. (Auto)biográfico, um método possível de pesquisa? In: PASSEGGI, Maria da Conceição. VICENTINI, Paula Perin. SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). Pesquisa (auto)biográfica: narrativas de si e formação. Curitiba: CRV, 2013. p. 7-15.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagem metodológica na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5JPSdp5W75LB3cZW9C3Bk9c/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2021.

JOSSO, Marie-Christine. A metanoia: um processo biográfico de mudança de paradigma. In: ABRAÃO, Maria Helena Menna-Barreto [org]. A nova aventura (auto)biográfica: tomo III. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 5980-6612. Disponível em https://amz.onl/gVGijU7. Acesso em: 3 ago. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias de sua vida. In: NÓVOA, Antônio. (Org). Vida de professores. Portugal: Porto, 2015. p. 11-30.

RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1976.

ROCHA, Sueli Rodrigues da. Narrativas de si: memórias entrecruzadas da pós-graduação e da prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa e Literatura. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Publicado

2022-05-14

Cómo citar

ROCHA, S. R. da .; HENRIQUE, A. L. S. .; CAVALCANTE, I. F. . A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 145–161, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p145-161. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10312. Acesso em: 21 nov. 2024.