Uma experiência complexa de escrita acadêmica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p162-174

Palabras clave:

Memórias, Diálogo, Complexidade

Resumen

El propósito de este ensayo es reflexionar sobre los desafíos de la escritura académica discutiendo la interrelación: experimentar, concebir, investigar y escribir. Para ello, identificamos, en primero lugar, algunos retos que orbitan el rigor científico presente en este tipo de escritos ante la complejidad de este acto. Continuamos con el relato de vivencias personales, anclando, en secuencia, reflexiones sobre los autores que abordan el tema. Así, el ensayo revela la ardua, pero placentera aventura que instiga a la reflexión de cómo la lectura y la escritura se alimentan, como una práctica compleja. Los aportes apuntan a la constante reflexión y diálogo en el proceso de afrontar los desafíos que envuelve la escritura académica, especialmente como acto de pensar y escribir juntos.

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Biografía del autor/a

Luciane Iwanczuk, Universidade Feevale

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale, Coordenação de Extensão Universitária.

Dinora Tereza Zucchetti , Universidade Feevale

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora titular da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq) e pesquisadora convidada do Instituto Politécnico de Leiria – Portugal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação no Campo Social e Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não escolar, educação em tempo integral e formação de educadores. Possui publicações nas Revistas: Ensaio Educação em Revista, Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Cadernos de Pesquisa, entre outras. Integrante da Red Relepe - Red de Estudios Teoricos y Epistemológicos en Política Educativa e da Red Estrado - Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Estudos, Pesquisas e Praticas em Educação Não Escolar. Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. Membro do Fórum Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS.

Carlos Eduardo Poerschke Voltz, Universidade Feevale

Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Especialista em Docência no Ensino Superior no Instituto Educacional Rio Grande do Sul. Experiência na área de Administração. Vivência em atividades de ensino e pesquisa e em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

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Publicado

2022-05-14

Cómo citar

IWANCZUK, L.; ZUCCHETTI , D. T.; VOLTZ, C. E. P. Uma experiência complexa de escrita acadêmica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 162–174, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p162-174. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9904. Acesso em: 17 jul. 2024.