Uma experiência complexa de escrita acadêmica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p162-174

Keywords:

Memórias, Diálogo, Complexidade

Abstract

This essay aims to reflect on the challenges of academic writing through the discussion of the interrelationship: experience, conceive, research and write. For that, we have previously identified some challenges that orbit the scientific rigor present in this type of writing in view of the complexity of this act. We continue with the account of personal experiences, anchoring, in the sequence, reflections on authors who deal with the theme. In this way, the essay reveals the arduous, but pleasurable adventure that instigates a reflection on how reading and writing feed together, as a complex practice. The contributions point to the constant reflection and dialogue in the process of facing the challenges that involve academic writing, especially as an act of thinking and writing together.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciane Iwanczuk, Universidade Feevale

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale, Coordenação de Extensão Universitária.

Dinora Tereza Zucchetti , Universidade Feevale

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora titular da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq) e pesquisadora convidada do Instituto Politécnico de Leiria – Portugal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação no Campo Social e Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não escolar, educação em tempo integral e formação de educadores. Possui publicações nas Revistas: Ensaio Educação em Revista, Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Cadernos de Pesquisa, entre outras. Integrante da Red Relepe - Red de Estudios Teoricos y Epistemológicos en Política Educativa e da Red Estrado - Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Estudos, Pesquisas e Praticas em Educação Não Escolar. Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. Membro do Fórum Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS.

Carlos Eduardo Poerschke Voltz, Universidade Feevale

Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Especialista em Docência no Ensino Superior no Instituto Educacional Rio Grande do Sul. Experiência na área de Administração. Vivência em atividades de ensino e pesquisa e em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

References

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Método complexo e desafios da pesquisa. In: ALMEIDA, Maria da Conceição de; CARVALHO, Edgard de Assis. Cultura e pensamento complexo. Natal: EDUFRN, 2009. p. 97-111.

BRASIL. Resolução MEC Nº 07/2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 mar 2020.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. Revista de Antropologia, v. 39, n. 1, 1996, p. 13-37. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/necio_turra/MINI%20CURSO%20RAFAEL%20ESTRADA/TrabalhodoAntropologo.pdf> Acesso em: 03 jan. 2020.

CORRÊA, Carolina Salomão; SOUZA, Solange Jobim. Walter Benjamin e o problema do texto na escrita acadêmica. Mnemosine, v.XII, n.2, p. 2-25, 2016. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/mnemosine/article/view/41651/pdf_360> Acesso em: 01 mar. 2020.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: Reflexiones sobre mi vida y mi trabajo. México: Siglo Veintiuno Editores, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo.; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

GALEFFI. Danti. O rigor nas pesquisas qualitativas: uma abordagem fenomenológica em chave transdisciplinar. In: MACEDO. Sidnei; GALEFFI. Danti; ALAMO. Pimentel (orgs). Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 13-73

LARROSA, Jorge; KOHAN, Walter. Apresentação. In: BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autência, 2017. p. 5-6

LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & Realidade, v. 28, n. 2, p. 101-115, 2003. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/25643/14981> Acesso em: 10 mar. 2020.

MACHADO, Jardel; ZANELLA, Andréa Vieira. Bakhtin, Ciências Humanas e Psicologia: Diálogos sobre Epistemologia e Pesquisa. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 31, p. 1-17, 2019. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31166423

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2008.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2000.

MORIN, Edgar. Meus demônios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

SANTOS, Boaventura. A cruel Pedagogia do vírus. Edições Almedina: Coimbra, 2020. Disponível em: <https://www.cpalsocial.org/documentos/927.pdf> Acesso em: 18 set. 2020.

SHOR, Ira; FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

ZALUAR, Alba. A máquina e a revolta. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

ZANELLA, Andréa Vieira. Perguntar, registrar e escrever: inquietações metodológicas. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2013.

Published

2022-05-14

How to Cite

IWANCZUK, L.; ZUCCHETTI , D. T.; VOLTZ, C. E. P. Uma experiência complexa de escrita acadêmica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 162–174, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p162-174. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9904. Acesso em: 17 jul. 2024.