Confiar. Con.fiar. Confi(n)ar: a narrativa como estratégia formativa ante às recentes transformações sociais
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1664-1681Palabras clave:
narrativa autobiográfica, formação docente continuada, isolamento social, solidão, formação de professores.Resumen
considerando as recentes transformações sociais vivenciadas em todo o mundo, direcionando o olhar especialmente para os desafios impostos à comunidade docente em nosso país, apresentamos neste estudo excertos de duas narrativas autobiográficas, escritas por nós no decorrer do isolamento social. Por meio delas, pretendemos discorrer sobre a potência da escrita narrativa como recurso formativo que se funda no fazer cotidiano, artesanal e coletivo. O texto também é construído narrativamente, em diálogo com os recortes e com autores que nos ajudam a pensar o tema, especialmente do campo da formação continuada e da filosofia da linguagem. Apontamos que diante do sentimento de solidão, em seus diversos sentidos, vivenciado intensamente na atualidade, a escrita narrativa se delineia como possibilidade de desenvolvimento do pensamento (por sua articulação com a linguagem) e da consciência (pelos excedentes de visão oferecidos). Também reafirmamos o movimento da escrita como ato ético e estético, de conexão com os pares e com o meio. Neste sentido, destacamos o ato de narrar como dialético, constituído de ausências e presenças, ruptura e tradição. Sobretudo, como forma de resistência.
Descargas
Citas
AGUIAR, Thiago Borges; FERREIRA, Luciana Haddad. Paradigma indiciário: abordagem narrativa de investigação no contexto da formação docente. Educar em Revista, Curitiba, 2020. No prelo.
ARAGÃO, Ana Maria Falcão; FERREIRA, Luciana Haddad; PREZOTTO, Marissol. Imagens da docência: pensar a formação reflexiva do professor a partir das narrativas dos alunos. In: COSTA, Adriana Alves Fernandes; EVANGELISTA, Francisco; PRADO, Guilherme do Val. Narrativas que nos transformam: o que contam os educandos? São Carlos: Pedro & João, 2017.p.99-124.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (texto original de 1924).
BAKHTIN, Mikhail. Por uma filosofia do Ato Responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010 (texto original de 1920-24).
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1994 (texto original de 1940).
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006 (textos originais de 1927-1940).
CERTEAU, Michael. A Invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.
FERREIRA, Luciana Haddad. Educação estética e prática docente: exercício de sensibilidade e formação. 366p. Tese (Doutorado em Educação) FE, UNICAMP, Campinas, 2014. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254170>. Acesso em: 01 jul. 2020.
FERREIRA, Luciana Haddad; BARBOSA, Andreza. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/ index.php/praxiseducativa> Acesso em 21 jul. 2020.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirsa Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2006.
NÓVOA, Antônio. Relação escola-sociedade: novas respostas para um velho problema. In: SERBINO, Raquel; RIBEIRO, Ricardo; BARBOSA, Raquel Lazzari (orgs.). Formação de Professores. São Paulo: Editora da UNESP, 1998. p.19-40.
PRADO, Guilherme do Val; CHAUTZ, Grace Chaves Buldrin; PREZOTTO, Marissol; SERODIO, Liana Arrais; PROENÇA, Heloisa Martins. Uma narrativa de amorosidade: reflexões bakhtinianas a partir dos encontros dos sujeitos das e nas escolas. In: SANGENIS, Luiz Conde; OLIVEIRA, Elaine Rezende; CARREIRO Heloísa Santos (orgs). Formação de professores para uma educação plural e democrática: narrativas, saberes, práticas e políticas educativas na América Latina. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. p.77-98.
PREZOTTO, Marissol; FERREIRA, Luciana Haddad; ARAGÃO, Ana Maria Falcão. Sobre águas e meninos: formação de professores numa perspectiva histórico-cultural. Laplage em Revista, Sorocaba, v.1, 3, p.20-33, set./dez. 2015.
PREZOTTO, Marissol. O trabalho docente com.par.t(r)ilhado: focalizando a parceria. 229p. Tese (Doutorado em Educação). FE, UNICAMP, Campinas, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254048>. Acesso em: 28 jun. 2020.
ROCHA, João; SÁ-CHAVES, Idália. Entrevista a especialista na área científica da Supervisão: professora Idália Sá-Chaves. Indagatio Didactia, Aveiros, v.4, 2, p.4-39, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321939202_Entrevista_a_Especialistas_na_area_cientifica_da_Supervisao_Professora_Idalia_SaChaves. Acesso em: 06 jul. 2020.
RUIVO, João. Avaliação de Desempenho de Professores. Castelo Branco: RVJ Editores, 2009.
TERRA, Juliana; ANTONIO, Cristiane Silva; PRADO, Guilherme Val. Pipoquinhas - Papo de Criança: saberes e sabores das narrativas pedagógicas. In: COSTA, Adriana Alves Fernandes; EVANGELISTA, Francisco; PRADO, Guilherme do Val. Narrativas que nos transformam: o que contam os educandos? São Carlos: Pedro & João, 2017. p.21-38.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (texto original de 1934).
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018 (textos originais de 1927).