Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD

Autores/as

  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Rosa Maria Moares Anunciato Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109

Palabras clave:

Formação de Professores, Aprendizagem da docência, Comunidade de aprendizagem online.

Resumen

Analisa-se, na perspectiva de licenciandos, professores iniciantes e experientes, as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio online desses sujeitos em um espaço virtual sobre dilemas enfrentados na docência e as dificuldades encontradas. O caminho da pesquisa foi sendo delineado continuamente paralelo à proposta formativa. As narrativas escritas pelos envolvidos ao término da formação online, foi a principal fonte de dados para este estudo. Ao agregar as diversidades geracionais de estudantes e professores em diferentes fases da carreira, esse espaço online permitiu a reflexão sobre os tempos: antes e agora; o estágio e a experiência docente; sobre os espaços de ação de diferentes atores e sua práxis transformadora, especialmente, de si mesmos. Nos movimentos de construção da identidade como docentes, a diversidade de experiências, de conhecimentos, de posicionamentos funcionou como “oxigênio novo” nos processos de aprendizagem da docência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos. Membro do Grupo de Pesquisa. Estudos sobre a Docência: Teorias e Práticas.

Rosa Maria Moares Anunciato, Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Docência: Teorias e Práticas.

Citas

ANDRÉ, M. E. D. A. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 45, p. 66-71, mai. 1983.

CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Narrative inquiry. In: GREEN, J. L.; CAMILLI, G.; ELMORE, P. B. (Eds.). Handbook of complementary methods in education research. Washington: Aera; Lawrence Erlbaum Associates, 2006. p. 477-487.

GARRISON, R.; ANDERSON, T.; ARCHER, W. Critical thinking, cognitive presence and computer conferencing in distance education. American Journal of Distance Education, Pennsylvania, v. 15, n. 1, p. 7-23, 2001.

HARGREAVES, A. Educational change takes ages: life, career and generational factors in teachers’ emotional responses to educational change. Teaching and Teacher Education, Orlando, n. 21, v. 8, p. 967-983, 2005.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1995. p. 31-61.

LIMA, Emilia F. Sobre(vivências) no início da docência: que recados elas nos deixam? In: LIMA, Emilia F. (Org.). Sobrevivências no início da docência. Brasília, DF: Líber Livro, 2006. p. 91-100.

MARCELO, C.; VAILLANT, D. Desarrollo profesional docente: Cómo se aprende a enseñar? Madri: Narcea, 2009.

MARTINS, R. M.; ANUNCIATO, R. M. M. Caminhos de aprendiz de uma professora: processos identitários em uma comunidade de aprendizagem online. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 34, p. 1-25, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100110&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 mai. 2018.

MILL, D. Flexibilidade educacional na cibercultura: analisando espaços, tempos e currículo em produções científicas da área educacional. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia RIED, Madri, v. 17, n. 2, p. 97-126, 2014.

MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Don Quixote, 1995.

NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

OLIVEIRA, R. M. M. A.; GAMA, R. P. Desenvolvimento profissional docente e narrativas em diferentes momentos da formação e atuação. Revista FAEEBA, Salvador, v. 23, p. 205-219, 2014.

ONRUBIA, J.; COLOMINA, R.; ENGEL, A. As comunidades virtuais de aprendizagem baseadas no trabalho em grupo e na aprendizagem colaborativa. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 208-225.

SHULMAN, L. S. Professional development: learning from experience. In: WILSON, S. M. (Ed.). The wisdom of pratice: essays on teaching, learning and learning to teach. San Francisco: Jossey-Bass, 2004. Cap. 21, p. 501-520.

SOUZA, A. P. G. Contribuições da ACIEPE histórias infantis e matemática na perspectiva de egressas do curso de Pedagogia. 2012. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

SOUZA, A. P. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. Aciepe histórias infantis e matemática: uma instância formativa. Educ. Real., Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 1027-1049, dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362014000400005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 set. 2018.

TANCREDI, R. M. S. P. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

VEENMAN, S. El proceso de llegar a ser profesor: unanalisis de laformacion inicial. In: VILLA, A. (Org.). Perspectivas y problemas de la función docente. Madrid: [s.n.], 1988. p. 39-68.

Publicado

2019-12-26

Cómo citar

SOUZA, A. P. G. de; ANUNCIATO, R. M. M. Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 1090–1109, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5759. Acesso em: 23 nov. 2024.