Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD

Authors

  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Rosa Maria Moares Anunciato Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109

Keywords:

Formação de Professores, Aprendizagem da docência, Comunidade de aprendizagem online.

Abstract

Analisa-se, na perspectiva de licenciandos, professores iniciantes e experientes, as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio online desses sujeitos em um espaço virtual sobre dilemas enfrentados na docência e as dificuldades encontradas. O caminho da pesquisa foi sendo delineado continuamente paralelo à proposta formativa. As narrativas escritas pelos envolvidos ao término da formação online, foi a principal fonte de dados para este estudo. Ao agregar as diversidades geracionais de estudantes e professores em diferentes fases da carreira, esse espaço online permitiu a reflexão sobre os tempos: antes e agora; o estágio e a experiência docente; sobre os espaços de ação de diferentes atores e sua práxis transformadora, especialmente, de si mesmos. Nos movimentos de construção da identidade como docentes, a diversidade de experiências, de conhecimentos, de posicionamentos funcionou como “oxigênio novo” nos processos de aprendizagem da docência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos. Membro do Grupo de Pesquisa. Estudos sobre a Docência: Teorias e Práticas.

Rosa Maria Moares Anunciato, Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Docência: Teorias e Práticas.

References

ANDRÉ, M. E. D. A. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 45, p. 66-71, mai. 1983.

CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Narrative inquiry. In: GREEN, J. L.; CAMILLI, G.; ELMORE, P. B. (Eds.). Handbook of complementary methods in education research. Washington: Aera; Lawrence Erlbaum Associates, 2006. p. 477-487.

GARRISON, R.; ANDERSON, T.; ARCHER, W. Critical thinking, cognitive presence and computer conferencing in distance education. American Journal of Distance Education, Pennsylvania, v. 15, n. 1, p. 7-23, 2001.

HARGREAVES, A. Educational change takes ages: life, career and generational factors in teachers’ emotional responses to educational change. Teaching and Teacher Education, Orlando, n. 21, v. 8, p. 967-983, 2005.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1995. p. 31-61.

LIMA, Emilia F. Sobre(vivências) no início da docência: que recados elas nos deixam? In: LIMA, Emilia F. (Org.). Sobrevivências no início da docência. Brasília, DF: Líber Livro, 2006. p. 91-100.

MARCELO, C.; VAILLANT, D. Desarrollo profesional docente: Cómo se aprende a enseñar? Madri: Narcea, 2009.

MARTINS, R. M.; ANUNCIATO, R. M. M. Caminhos de aprendiz de uma professora: processos identitários em uma comunidade de aprendizagem online. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 34, p. 1-25, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100110&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 mai. 2018.

MILL, D. Flexibilidade educacional na cibercultura: analisando espaços, tempos e currículo em produções científicas da área educacional. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia RIED, Madri, v. 17, n. 2, p. 97-126, 2014.

MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Don Quixote, 1995.

NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

OLIVEIRA, R. M. M. A.; GAMA, R. P. Desenvolvimento profissional docente e narrativas em diferentes momentos da formação e atuação. Revista FAEEBA, Salvador, v. 23, p. 205-219, 2014.

ONRUBIA, J.; COLOMINA, R.; ENGEL, A. As comunidades virtuais de aprendizagem baseadas no trabalho em grupo e na aprendizagem colaborativa. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 208-225.

SHULMAN, L. S. Professional development: learning from experience. In: WILSON, S. M. (Ed.). The wisdom of pratice: essays on teaching, learning and learning to teach. San Francisco: Jossey-Bass, 2004. Cap. 21, p. 501-520.

SOUZA, A. P. G. Contribuições da ACIEPE histórias infantis e matemática na perspectiva de egressas do curso de Pedagogia. 2012. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

SOUZA, A. P. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. Aciepe histórias infantis e matemática: uma instância formativa. Educ. Real., Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 1027-1049, dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362014000400005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 set. 2018.

TANCREDI, R. M. S. P. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

VEENMAN, S. El proceso de llegar a ser profesor: unanalisis de laformacion inicial. In: VILLA, A. (Org.). Perspectivas y problemas de la función docente. Madrid: [s.n.], 1988. p. 39-68.

Published

2019-12-26

How to Cite

SOUZA, A. P. G. de; ANUNCIATO, R. M. M. Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 1090–1109, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5759. Acesso em: 23 nov. 2024.