Ressignificando memórias: quando a (auto)biografia anuncia a luta pela vida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p38-51

Palabras clave:

Histórias de vida, Memória, Liberdade

Resumen

¿Qué experiencias se pueden vivir a partir de la resignificación de la memoria por parte de quienes vieron su vida afectada directa e indirectamente por el sistema penitenciario? Esta es la pregunta que impulsa este artículo cuyo objetivo es: discutir a la luz de la (auto)biografía, vivencias y vivencias a partir de la resignificación de la memoria de quienes vieron afectada su vida directa e indirectamente por el sistema penitenciario, espacio a través del cual uno de mis hermanos que murió a fines de la década de 1990. De esta manera, consideramos que la corta trayectoria de alguien más (mi hermano) se fusiona con mis recuerdos y, de esta manera, el Yo y el Nosotros se amalgaman. en mi (auto)biografía. En este contexto, para viabilizar la investigación y dar respuesta a la pregunta propuesta, haremos uso de fuentes bibliográficas basadas, por ejemplo, en Foucault (2004; 2014); Davis (2020); Bauman (2021) y Passeggi, Abrahão y Delory-Momberger (2012) discutiendo y elaborando nuestros análisis interpretativos sobre las narrativas del Yo y el Nosotros. Los resultados indican que las experiencias pueden ser múltiples y formativas, tanto individual como colectivamente, ya que las historias de vida pueden ser continuamente reinterpretadas.

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Biografía del autor/a

Rose Fernandes Souza, Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú

Mestranda em Educação (linha de pesquisa: Processos Formativos e Políticas Educacionais) no Instituto Federal Catarinense, campus Camboriú. Graduada em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina ( IFSC) - Gaspar. Membro do Laboratório Bakhtiniano de estudos do discurso, das expressões artísticas e da educação, vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), campus Gaspar. É Servidora Pública Federal desde maio de 2015, ocupante do cargo de Assistente de Alunos. Atuou como Coordenadora Pedagógica no campus de Itajaí de fevereiro de 2018 a julho de 2021. Possui formação Técnica em Administração na mesma Instituição, onde atuou como bolsista por seis (6) meses no Projeto de Extensão: Web Rádio IFSC, uma proposta educativa para difundir ciência, tecnologia, inovação e cultura e, por um ano , no Projeto de Extensão: Nas ondas do conhecimento, desafios e estratégias para consolidação de uma prática educomunicativa.

Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2004). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019). Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016). Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018). Exerceu a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2009-2011; 2013-2015; 2018-2020). Desenvolve a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2021-2023). Atuou como Coordenador de Gestão de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC - CAPES (2014-2016). Desempenhou a função de Coordenador Institucional no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC e no Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (ProF Licenciatura) - CAPES (2018-2020). Atua como Coordenador Institucional no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC - CAPES (2020-2022). Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) - Mestrado Acadêmico em Educação do IFC. Exerce a função de Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) (2019-2021 e 2021-2023). Atua como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D IV 2, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade(s) profissional(is), inserção profissional, produção da pesquisa, mestiçagem.

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Publicado

2022-05-14

Cómo citar

SOUZA, R. F. .; VANZUITA, A. . Ressignificando memórias: quando a (auto)biografia anuncia a luta pela vida. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 38–51, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p38-51. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13697. Acesso em: 23 nov. 2024.