Uma experiência complexa de escrita acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p162-174

Palavras-chave:

Memórias, Diálogo, Complexidade

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir sobre os desafios da escrita acadêmica por meio da discussão da inter-relação: experienciar, conceber, pesquisar e escrever. Para tanto, identificamos, primeiramente, alguns desafios que orbitam o rigor científico presente nessa modalidade de escrita tendo em vista a complexidade desse ato. Seguimos com o relato de experiências pessoais ancorando, na sequência, reflexões em autores que tratam do tema. Assim, o ensaio revela a árdua, mas prazerosa aventura que instiga a reflexão de como a leitura e a escrita se retroalimentam, enquanto uma prática complexa. As contribuições apontam para a constância reflexão e diálogo no processo de enfrentamento dos desafios que envolvem a escrita acadêmica, especialmente, enquanto ato de pensar e escrever em conjunto.

 

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Biografia do Autor

Luciane Iwanczuk, Universidade Feevale

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale, Coordenação de Extensão Universitária.

Dinora Tereza Zucchetti , Universidade Feevale

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora titular da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq) e pesquisadora convidada do Instituto Politécnico de Leiria – Portugal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação no Campo Social e Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não escolar, educação em tempo integral e formação de educadores. Possui publicações nas Revistas: Ensaio Educação em Revista, Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Cadernos de Pesquisa, entre outras. Integrante da Red Relepe - Red de Estudios Teoricos y Epistemológicos en Política Educativa e da Red Estrado - Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Estudos, Pesquisas e Praticas em Educação Não Escolar. Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. Membro do Fórum Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS.

Carlos Eduardo Poerschke Voltz, Universidade Feevale

Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Especialista em Docência no Ensino Superior no Instituto Educacional Rio Grande do Sul. Experiência na área de Administração. Vivência em atividades de ensino e pesquisa e em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

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Publicado

2022-05-14

Como Citar

IWANCZUK, L.; ZUCCHETTI , D. T.; VOLTZ, C. E. P. Uma experiência complexa de escrita acadêmica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 162–174, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p162-174. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9904. Acesso em: 14 nov. 2024.