Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAF
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1682-1699Palavras-chave:
Trajetória de formação, Perspectivas profissionais, LicenciaturaResumo
Este artigo examina um conjunto de narrativas de estudantes universitários cujas vidas foram afetadas pela suspensão das atividades acadêmicas, provocada pela pandemia de COVID-19. Esses estudantes são possíveis formandos da UFV Campus Florestal e suas narrativas revelam como construíram a percepção de que a conclusão do curso se daria num futuro incerto. Frente à estagnação de seus planos, os entrevistados revelaram as experiências inéditas e os consequentes aprendizados que um contexto de tantas incertezas e tensões tem proporcionado. Trata-se de uma análise de narrativas autobiográficas sobre o contexto de adiamento da conclusão de cursos de Licenciatura e os impactos biográficos daí decorrentes, ou seja, uma análise de como os estudantes estão subjetivando este desfecho tão inesperado, o qual repercute não só na sua formação presente como na escolha do futuro profissional. Conclui que a maioria dos entrevistados almeja seguir carreira acadêmica e que o adiamento da formatura não alterou os planos, embora o tempo liberado pela suspensão das aulas tenha propiciado a reflexão sobre seus projetos de vida e interesses, de modo a amadurecer e consolidar escolhas cruciais para seus destinos formativos e profissionais.Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. L´illusion biographique. Actes de la recherche sciences sociales. Vol. 62-63, juin.1986. pp. 69-72.
_________________. Compreender. In: A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. P. 693-713.
CLOT, Yves. La otra ilusión biográfica. Acta sociológica. n. 56, sep.-dec. 2011, p. 129-134.
COSTA, Patrícia C. Auto-hermenêutica em entrevistas autobiográficas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, Salvador, v. 1, p. 75-88, 2016.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr. 2016.
DOMINGO, José C. Relatos de experiencia, en busca de un saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 14-30, jan./abr. 2016.
MARX, Karl; ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido Comunista. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000042.pdf> Acesso em 17 jul. 2020.
SIMÃO, Ana M.V.; FRISON, Lourdes M.B. Histórias de vida em pesquisa (auto)biográfica: circuito que inclui tempos, lugares e autorregulação da aprendizagem. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 05, n. 13, p. 71-90, jan./abr. 2020.