Reinventando Sísifo: reflexões sobre a legitimação da eticidade na prática de pesquisas educacionais

Autores

  • Patricia Claudia Costa Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p699-713

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa, Pesquisa qualitativa, Abordagem (auto)biográfica

Resumo

Este ensaio visa colocar em discussão alguns limites éticos enfrentados pela autora, em experiências de pesquisa, no campo educacional. Toma como base de reflexão seus trabalhos ao longo da formação em Mestrado e Doutorado, grande parte pautada por metodologia autobiográfica, bem como orientações de pesquisas que tem realizado, as quais utilizam questionários e entrevistas para coletar dados em universos que variam com relação à idade, nível de formação e localização geográfica dos sujeitos. Problematiza, especialmente, as exigências para a obtenção de Parecer emitido por Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e, por fim, destaca a urgência de uma avaliação sensata, com vistas à reestruturação dos atuais critérios para a aprovação de projetos de pesquisa na área de Humanidades, especialmente dos procedimentos para cadastro na Plataforma Brasil, tendo em vista a aprovação dos projetos pelo Sistema CEP/CONEP.

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Biografia do Autor

Patricia Claudia Costa, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Filosofia, Mestra e Doutora em Educação pela USP. Docente da área de Fundamentos da Educação na Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal.

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Publicado

2019-06-20

Como Citar

COSTA, P. C. Reinventando Sísifo: reflexões sobre a legitimação da eticidade na prática de pesquisas educacionais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 699–713, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p699-713. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5472. Acesso em: 22 dez. 2024.