Reinventando Sísifo: reflexões sobre a legitimação da eticidade na prática de pesquisas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p699-713Palavras-chave:
Metodologia de pesquisa, Pesquisa qualitativa, Abordagem (auto)biográficaResumo
Este ensaio visa colocar em discussão alguns limites éticos enfrentados pela autora, em experiências de pesquisa, no campo educacional. Toma como base de reflexão seus trabalhos ao longo da formação em Mestrado e Doutorado, grande parte pautada por metodologia autobiográfica, bem como orientações de pesquisas que tem realizado, as quais utilizam questionários e entrevistas para coletar dados em universos que variam com relação à idade, nível de formação e localização geográfica dos sujeitos. Problematiza, especialmente, as exigências para a obtenção de Parecer emitido por Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e, por fim, destaca a urgência de uma avaliação sensata, com vistas à reestruturação dos atuais critérios para a aprovação de projetos de pesquisa na área de Humanidades, especialmente dos procedimentos para cadastro na Plataforma Brasil, tendo em vista a aprovação dos projetos pelo Sistema CEP/CONEP.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Aline. Para uma ética em pesquisa fundada nos Direitos Humanos. Revista Bioética, v. 21, n. 3, p. 412-422, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bioet/v21n3/a05v21n3.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2018.
AMORIM, KARLA PATRÍCIA CARDOSO. Ética em pesquisa no sistema CEP-CONEP brasileiro: reflexões necessárias. Cien. Saúde Colet., mai. 2017. [on-line]. Disponível em: <http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/etica-em-pesquisa-no-sistema-cepconep-brasileiro-reflexoes-necessarias/16232?id=16232>. Acesso em: 29 set. 2018.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
_______. Un acte désintéressé est-il possible? In: _______. Raisons practiques: sur la théorie de l’action. Paris: Éditions du Seuil, 1994. p. 147-167.
_______. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (CNS) Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996.html>. Acesso em: 16 ago. 2018.
_______. Resolução nº 246, de 03 de julho de 1997. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/reso_97.htm>. Acesso em: 16 ago. 2018.
_______. Resolução nº 466, de 12 dezembro de 2012. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html>. Acesso em: 16 ago. 2018.
_______. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/reso510.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2018.
_______. Carta Circular nº 110-SEI/2017-CONEP/SECNS/MS. Disponível em: <http://www.ufjf.br/comitedeetica/2017/12/18/carta-circular-no-110-sei2017-conepsecnsms/>. Acesso em: 16 ago. 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Objetivos do Programa PIBIC. Disponível em: <http://www.cnpq.br/web/guest/pibic>. Acesso em: 26 set. 2018.
COSTA, Patrícia Claudia. Sem medo de ser falante: conquistas da oralidade por educandas idosas do MOVA-Guarulhos. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
_______. O que se aprende além das letras: um estudo sobre a alfabetização de pessoas idosas. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 4, p. 721-730, 2011.
_______. Auto-hermenêutica em pesquisas autobiográficas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v.1, p. 75-88, 2016.
_______. Das escol(h)as possíveis à carreira do magistério superior federal: condicionantes sociais das trajetórias de docentes oriundos de famílias pobres e sem tradição de longevidade escolar. 2017. 301 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 42. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LIMA, Ana; CATELLI JUNIOR, Roberto. INAF Brasil 2018: Resultados Preliminares. Disponível em: <http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Inaf2018_Relatório-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf> . Acesso em: 31 ago. 2018.
MOTA, Fernanda R. N.; ALBUQUERQUE, Danielle B.; OLIVEIRA, Edmara T.; ARAÚJO, Natálya R.; BESSA, Maria E. P.; SILVA, Maria J. Elaboração de instrumento de coleta de dados para pesquisa com idosos. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 64, n. 2, p. 389-392, mar./abr. 2011.