Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD

Autores

  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Rosa Maria Moares Anunciato Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109

Palavras-chave:

Formação de Professores, Aprendizagem da docência, Comunidade de aprendizagem online.

Resumo

Analisa-se, na perspectiva de licenciandos, professores iniciantes e experientes, as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio online desses sujeitos em um espaço virtual sobre dilemas enfrentados na docência e as dificuldades encontradas. O caminho da pesquisa foi sendo delineado continuamente paralelo à proposta formativa. As narrativas escritas pelos envolvidos ao término da formação online, foi a principal fonte de dados para este estudo. Ao agregar as diversidades geracionais de estudantes e professores em diferentes fases da carreira, esse espaço online permitiu a reflexão sobre os tempos: antes e agora; o estágio e a experiência docente; sobre os espaços de ação de diferentes atores e sua práxis transformadora, especialmente, de si mesmos. Nos movimentos de construção da identidade como docentes, a diversidade de experiências, de conhecimentos, de posicionamentos funcionou como “oxigênio novo” nos processos de aprendizagem da docência.

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Biografia do Autor

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos. Membro do Grupo de Pesquisa. Estudos sobre a Docência: Teorias e Práticas.

Rosa Maria Moares Anunciato, Universidade Federal de São Carlos Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Docência: Teorias e Práticas.

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Publicado

2019-12-26

Como Citar

SOUZA, A. P. G. de; ANUNCIATO, R. M. M. Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 1090–1109, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5759. Acesso em: 14 nov. 2024.