Variações sobre um mesmo tema : escola, memória e professore(a)s

Autores

  • Débora Mazza Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1114

Palavras-chave:

Narrativa (Auto) biográfica, Escola, Memória, Trabalho do(a) professor

Resumo

O artigo objetiva analisar sentimentos e lembranças vividos no processo de escolarização, destacando episódios e intervenções de professore(a)s que me afetaram. Para tanto, dialoguei com um conjunto de autore(a)s que entendem a escola como instituição social e espaço público relacional que reúne professore(a)s, aluno(a)s, funcionário(a)s e comunidade em torno de atividades nucleadoras de formação, muito peculiares, no campo dos bens simbólicos. Apoiada em fontes documentais de natureza variada e nos espaços sensíveis da memória, o trabalho discorre sobre os atos inaugurais da escola como agência do Estado e território de encontros e formação de diferentes e desiguais. Sugere que as vivências compartilhadas, as narrativas construídas, as atividades de escolarização e as oportunidades de futuro coletivamente acordadas na escola, se apoiam na mediação do trabalho do(a) professor(a).

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

MAZZA, D. Variações sobre um mesmo tema : escola, memória e professore(a)s. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1114, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1114. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16829. Acesso em: 6 out. 2024.