Relatos (auto)biográficos de escritores e produção artístico-literária subterrânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1138

Palavras-chave:

Escritor, Pesquisa (auto)biográfica, Literaturas subterânneas

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir circuitos, suportes e identidades literárias, focando na identidade de escritor(a) de jovens artistas de Fortaleza (CE) cujo trabalho literário fazem circular em circuitos e suportes que estes(as) mesmos(as) produzem e publicizam, fazendo a literatura escorrer entre becos, ruas e bocas, para além do cânone escolar. Para tanto, utilizamo-nos de abordagem (auto)biográfica de modo a produzir a encenação de si de dois artistas de Fortaleza e sua relação com a literatura acentuando sua construção de si como escritor não legitimado pelas instâncias sociais oficiais. Os resultados mostram a maneira como os dois narradores dobram, desdobram e redobram o conceito de escritor/literatura a partir de uma relação intensa, amorosa, religiosa com a arte para além das instituições legitimadoras/mercadológicas da arte, produzindo e fazendo escorrer arte pela cidade. Como conclusão, percebemos que a literatura vive em seus fazeres, é viva e pulsante não como consumo apenas, mas como produção.

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Biografia do Autor

Sahmaroni Olinda, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Sorbonne Cité Paris 13/Nord. Docente da Faculdade de Educação da UFC. Grupo de pesquisa Crisálida, Art&educação em (trans)formação e Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e narrativas (DIAFHNA), ambos da UFC.

Referências

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

OLINDA, S. Relatos (auto)biográficos de escritores e produção artístico-literária subterrânea. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1138, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1138. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16245. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Automedialidades: práticas (auto)formativas de criação estética