Histórias de vida de professoras negras na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p476-491Palavras-chave:
Docência. Ensino superior. Mulheres negras., Docência. Ensino superior, Mulheres negrasResumo
As políticas públicas – como a Lei das Cotas - buscam assegurar e ampliar a presença de afrodescendentes na educação superior. Contudo, as desigualdades de acesso à universidade continuam sendo uma realidade para a população negra, bem como a ocupação de posições neste âmbito. Neste sentido, a presente investigação analisa os percursos profissionais de docentes universitárias negras, enfatizando as relações entre educação, trabalho e docência universitária. Foi desenvolvida pesquisa qualitativa, de característica exploratória, a partir de histórias de vida analisadas sob a perspectiva hermenêutica. Identifica-se que as participantes tiveram suas escolhas profissionais incentivadas pela família e todas vivenciaram condições semelhantes: precisaram conciliar educação e trabalho durante o percurso acadêmico, e a docência universitária tornou-se objetivo profissional após o ingresso na pós-graduação. As docentes revelam que suas histórias são marcadas pela dupla discriminação – de raça e gênero – sendo suas presenças nas instituições de ensino superior valorizadas por colegas afrodescendentes, gerando reflexões em estudantes negras/os e não negras/os.
Palavras-chave: Docência. Ensino superior. Mulheres negras.
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